Secitec 2018

Programação cultural da Secitec contou apresentações de artistas da casa e convidados

Publicado: Segunda, 29 de Outubro de 2018, 13h39 | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 15h53

As apresentações culturais e artísticas abrilhantaram o evento no Câmpus Goiânia

Ensaio aberto do espetáculo CorpoCerrado no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia, que ocorreu no dia 25 durante a 3ª Secitec.

Além de destacar as atividades educativas e científicas promovidas pelo Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), a terceira edição da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) foi palco de apresentações culturais de grupos da casa e de artistas convidados. No dia 25, de manhã, estudantes dos cursos técnicos, sob a direção da professora de Artes do IFG – Câmpus Goiânia Renata Bastos, realizaram um ensaio aberto do espetáculo de dança-teatro CorpoCerrado, que estreou na 3ª Secitec.

Segundo a professora Renata Bastos, o espetáculo CorpoCerrado é permeado por diversos aspectos da cultura, natureza e ancestralidade, que compõem o bioma Cerrado. Na peça, a celebração, a coletividade e a natureza se transformam em danças, cantos e poemas. A apresentação é fruto de pesquisas extensas, passando por análises histórico-cultural, vivências nas comunidades Kalungas, Quilombolas e Indígenas, além de imersões na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Todo esse percurso desdobrou-se no “corpo-cerrado” de cada intérprete/criador participante do espetáculo, por meio de suas percepções e interações, gerando uma grande rede de criação, de acordo com a professora Renata Bastos.

“O trecho apresentado no ensaio aberto da Secitec 2018 representa parte desse processo ainda em andamento. O GruDanTe ( Grupo de Dança e Teatro do IFG – Câmpus Goiânia) proporcionou a todos a imerssão na imensidão desse bioma Cerrado, conectando com a vida, a diversidade e a sabedoria desse CorpoCerrado”, destaca a professora Renata Bastos.

Outros grupos da casa também abrilhantaram a 3ªSecitec do IFG – Câmpus Goiânia. Um desses foi o Grupo de Saxofone, que se apresentou no pátio do Câmpus Goiânia, sob a supervisão do professor e coordenador de Artes, Daniel Souza de Araújo, no dia 26, pela manhã. Também no dia 26, sexta-feira, o Grupo de Choro do IFG – Câmpus Goiânia embalou a programação musical da 3ª Secitec, com chorinho durante o intervalo do evento ao meio-dia.

O professor de Música Felipe Valoz e o músico Chico Aafa fizeram um belo show com canções do álbum Cantigas do Estradar,  no dia 26 à noite, no pátio do Câmpus Goiânia.Os músicos encantaram os participantes da Secitec com repertório que transitou pela MPB, por músicas eruditas e peças de violão solo, que foram interpretadas pelo professor Felipe Valoz.

Além dos artistas da casa, a 3ª Secitec contou com recital de piano da renomada pianista convidada Maria José Carrasqueira, no dia 25, à noite. Com uma plateia cheia e bastante contemplativa no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia, o recital encantou a todos que conferiram um repertório de músicas clássicas ao piano, de autores, como Franz Joseph Haydn, Claude-Achille Debussy, Joseph Maurice Ravel, José Antônio Rezende de Almeida Prado, Ernesto Nazareth, entre outros. Cada peça foi apresentada pela pianista com uma explicação sobre a obra musical e o respectivo compositor. A pianista convidada ministrou um minicurso Música de Câmara, no dia 26, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia.

Confira tudo o que rolou na 3ª Secitec do IFG – Câmpus Goiânia na página do evento

Veja mais fotos da 3ª Secitec na página do IFG – Câmpus Goiânia no Facebook.

A renomada pianista Maria José Carrasqueira apresentou recital de piano do Teatro do IFG - Câmpus Goiânia.
A renomada pianista Maria José Carrasqueira apresentou recital de piano no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia