Estudantes do Câmpus Goiânia constroem manipulador robótico

Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 11h04 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 08h17

O projeto de robótica de grande porte foi desenvolvido com baixo custo

Da esquerda para direita: o aluno  Denys Cezar Cabral, o aluno  Alexandre Alves Trindade, o professor Cláudio Afonso Fleury, o professor  Carlos Roberto da Silveira Júnior e o professor  Ildeu Lúcio Siqueira.
Da esquerda para direita: o aluno Denys Cezar Cabral, o aluno Alexandre Alves Trindade, o professor Cláudio Afonso Fleury, o professor Carlos Roberto da Silveira Júnior e o professor Ildeu Lúcio Siqueira.

Os alunos concluintes do curso de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), Alexandre Alves Trindade e Denys Cezar Cabral, desenvolveram um manipulador robótico, vulgarmente conhecido como “braço robótico”, de baixo custo. A tecnologia é fruto do trabalho de conclusão de curso dos discentes, sob a orientação do professor Ildeu Lúcio Siqueira.

A ideia de construir um manipulador robótico teve início há dois anos, e a proposta dos discentes era desenvolver um trabalho em que eles pudessem aplicar os conhecimentos interdisciplinares obtidos na graduação de Engenharia de Controle e Automação, envolvendo conteúdos das áreas de Eletrônica, de programação de software, de hardware, de projetos mecânicos, entre outros conhecimentos. Segundo o aluno Denys Cezar Cabral, o objetivo era desenvolver um projeto de robótica de grande porte e o mais barato possível. Os custos com a construção do manipulador robótico ficaram em torno de R$ 2 a 3 mil reais, valores menores que os encontrados no mercado para esse tipo de tecnologia.

O aluno Alexandre Alves Trindade explica que o manipulador robótico possui uma garra capaz de segurar objetos que tenham determinado diâmetro e formato. O manipulador robótico executa cinco tipos de movimentos diferentes e pode ser aplicado em ambientes industrial ou comercial, para o manuseio de objetos de pequeno e médio porte.

O funcionamento do manipulador robótico é condicionado à conexão a um computador. “O nosso manipulador é um dos primeiros a utilizar motor de corrente alternada. O acionamento é baseado em comandos enviados de um software para um microcontrolador, que faz o intermédio de controle das placas de acionamento dos motores. Tudo computadorizado com possibilidade de fazer vários movimentos simultâneos e simulações de manuseio de ferramentas e objetos”, explica o aluno Denys Cezar Cabral.

Para a construção do manipulador robótico, o projeto foi financiado pelos próprios estudantes e foram utilizadas máquinas e ferramentas disponíveis no Laboratório de Mecânica do Câmpus Goiânia, bem como foram fabricadas algumas peças não encontradas tão facilmente no comércio. O projeto teve a duração de um ano e meio. “O maior limitador desse projeto foi o aspecto financeiro. Temos o interesse em divulgar esse projeto a setores da indústria. Com o orçamento adequado, a construção do manipulador robótico é feita em menor tempo com maior qualidade”, ressalta o aluno Alexandre Alves Trindade.

Na opinião dos estudantes, o desenvolvimento do manipulador robótico possibilitou aprendizados relevantes para ambos. Para o aluno Alexandre Alves Trindade, o trabalho proporcionou uma maior segurança na atuação enquanto engenheiro, porque englobou conhecimentos diversos das áreas de Engenharia de Controle e Automação, de Elétrica e de Mecânica. “Ainda é cedo para falar do impacto ou oportunidades do desenvolvimento desse trabalho. Mas temos recebido sinais de que há interesse por parte de pessoas ligadas à indústria em conhecer nosso trabalho”.

Já para o aluno Denys Cezar Cabral, esse projeto possibilitou a integração da teoria com a prática, relacionando as várias matérias estudadas durante a graduação. “É algo que dificilmente um aluno consegue alcançar durante o curso. Isso tudo facilita a forma de enxergar um projeto, ou como inovar, possibilitando um melhor desempenho profissional ou uma pós-graduação”.

O professor e orientador do trabalho, Ildeu Lúcio Siqueira, avalia o manipulador robótico como um projeto de excelência e que foi planejado e executado pelos estudantes com muita dedicação e esforço. “É um trabalho inédito e que os alunos fizeram com poucos recursos. Normalmente, o aluno quando encontra um obstáculo acaba desistindo, mas eles não desistiram em nenhum momento”, reconhece o docente.

O trabalho de conclusão de curso foi apresentado no último dia 7 de dezembro, no Câmpus Goiânia, numa banca composta pelo orientador e professor Ildeu Lúcio Siqueira e pelos docentes do câmpus, Cláudio Afonso Fleury e Carlos Roberto da Silveira Júnior. A intenção com o manipulador robótico, segundo os estudantes, é realizar algumas melhorias e disponibilizá-lo eventualmente para eventos e convites da Instituição ou de professores.

Manipulador robótico construído pelos estudantes de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Goiânia, Denys Cezar Cabral e Alexandre Alves Trindade.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia