Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
ELEIÇÕES 2021

Docentes Adriana dos Reis, Eliézer Marques e Vinícius Carvalhaes disputam a direção do Câmpus Goiânia

Publicado: Terça, 08 de Junho de 2021, 16h14 | Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 09h19

Comunidade acadêmica votará eletronicamente no dia 14 para escolher nova gestão da unidade mais antiga do IFG

Da esquerda para a direita: professora Adriana dos Reis Ferreira e os professores Eliézer Marques Faria e Vinícius Carvalhaes
Da esquerda para a direita: professora Adriana dos Reis Ferreira e os professores Eliézer Marques Faria e Vinícius Carvalhaes

O debate com os candidatos(a) do Câmpus Goiânia será transmitido ao vivo, às 19h30 desta quinta-feira (10/06), no Canal do YouTube. Envie sua pergunta.

Na próxima segunda-feira, 14 de junho, a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Goiás votará para escolher os gestores que ocuparão os cargos de reitor e diretores-gerais dos 14 câmpus da Instituição de 2021 a 2025. No Câmpus Goiânia - unidade mais antiga do Instituto, que completará seus 79 anos no dia 5 de julho - disputam o processo eleitoral a professora Adriana dos Reis Ferreira e os professores Eliézer Marques Faria e Vinícius Carvalhaes. Para a Reitoria, os eleitores poderão escolher entre as professoras candidatas: Fabiane Costa Oliveira, Maria de Lourdes Magalhães e Oneida Gomes Barcelos Irigon (confira mais informações aqui).

Adriana dos Reis é técnica em Saneamento pela Escola Técnica Federal de Goiás, licenciada em Educação Física, mestre em Educação Física e defendeu sua tese de Doutorado em Educação no último dia 4. É servidora efetiva do IFG desde abril de 1994, onde atuou como coordenadora dos cursos superiores na área de Turismo e Hospitalidade e do curso técnico em Cozinha - EJA. Já foi chefe do departamento de áreas acadêmicas 1 do Câmpus e exerceu cargos de diretora de Educação Básica e Superior, pró-reitora de Ensino e diretora executiva.

O docente Eliézer Marques Faria é mestre em Gestão da Tecnologia e doutor em Educação. Servidor da Rede Federal há 23 anos, já exerceu funções de coordenador acadêmico, de curso técnico, de laboratório e diretor substituto. Trabalhou no Observatório do Mundo do Trabalho, na coordenação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Atualmente é gerente acadêmico do Câmpus Goiânia, professor da EJA, membro da banca de heteroindetificação, do Conselho de Coordenadores de Cursos Técnicos e do Concâmpus.

O professor Vinícius Carvalhaes é técnico em Mecânica e tecnólogo em Eletromecânica pelo então Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET-GO). Possui mestrado em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília (UnB). Ingressou no IFG em 2011, com atuação enquanto docente na área de Engenharia Mecânica e com participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, possuindo experiência com liderança e gestão participativa. Atualmente está no cargo de chefe de departamento das áreas acadêmicas 4 do Câmpus Goiânia.

Os três candidatos estão em campanha desde o dia 2 de junho, data em que ocorreu, por meio da Comissão Eleitoral que conduz o processo, a homologação das candidaturas e publicação da lista preliminar de eleitores aptos a votar. Devido ao período de pandemia de Covid-19, os candidatos utilizam suas redes sociais e aplicativos de mensagens e webconferências para propagar suas campanhas.

Por e-mail, a Coordenação de Comunicação Social perguntou aos candidatos sobre suas motivações para pleitear a Diretoria do Câmpus Goiânia. Confira as respostas:

Por que você quer ser diretor(a)-geral do Câmpus Goiânia?

Adriana dos Reis Ferreira: “Minha trajetória profissional e meu compromisso histórico, nos mais de 27 anos na instituição, atuando nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, na gestão de cursos e de setores e na participação nas principais discussões da construção da função social da ETFG ao IFG me colocaram como uma possibilidade à Diretoria do Câmpus. Além da trajetória profissional, a minha disponibilidade pessoal e satisfação em poder contribuir e seguir um projeto de Câmpus para os próximos 4 anos – alicerçado em eixos, princípios e compromissos construídos coletivamente por servidores e discentes - trazem as possibilidades de reforçar e trilhar os caminhos de uma instituição comprometida com sua função social. Assim, os compromissos e princípios baseados na formação emancipatória a partir da perspectiva dos interesses da comunidade, dos arranjos produtivos, sociais e culturais, dos trabalhadores e trabalhadoras e das camadas populares serão o foco do projeto educacional e político de minha gestão."

Eliézer Marques Faria:O Câmpus Goiânia possui um potencial imenso de influenciar positivamente nossa comunidade. Ele vem do nosso excelente quadro de servidores, nossos alunos e sua família dos nossos funcionários terceirizados. Colaborar para que possamos atingi-lo plenamente, é a razão maior da minha candidatura. Com empatia, com diálogo, sem diferenciações, com respeito e com foco no ser humano acredito ser esse o caminho para nosso desenvolvimento. A Educação não é a única estrada no percurso para uma sociedade melhor e mais humana, mas acredito ser a mais completa e a mais bela. Educar é sim uma forma de amor.”

Vinícius Carvalhaes:Quero ser diretor do Câmpus Goiânia porque entendo que nosso compromisso está em fazer o câmpus crescer junto com seus servidores e alunos. Com a compreensão e o desenvolvimento das ações docentes e técnico-administrativas, com a melhoria das condições de trabalho e com a garantia dos direitos dos estudantes poderemos alcançar o crescimento desse Câmpus que tem perdido protagonismo ao longo dos anos. Acredito que além do ensino, da pesquisa e da extensão, nossa instituição deve primar pelo respeito às diversidades. Nesse sentido, penso que esta é a tela onde pintamos o quadro da emancipação por meio da educação. Também compreendo as dificuldades dos nossos alunos e servidores, porque sei ouvir, consigo dialogar com todos os setores, saberei conduzir o câmpus no caminho da harmonia e do bom senso e entendo o papel do conselho de câmpus. Reconheço então, que é preciso união entre a gestão e a comunidade acadêmica para lutar por esses ideais e para crescermos juntos.

(Cada candidato pôde enviar uma resposta contendo até 1000 caracteres com espaços)

Campanha

Conforme estipula o artigo 37 do regulamento, a campanha e atividades relacionadas devem ser veiculadas exclusivamente nos meios digitais pessoais/particulares dos candidatos, utilizando-se para isso web ou videoconferências, sites próprios, aplicativos de mensagens instantâneas, redes sociais ou similares, desde que não prejudiquem as atividades do câmpus ou da Reitoria, não danifiquem o patrimônio público e nem promovam ações que conduzam à desarticulação do processo eleitoral. O regulamento estabelece ainda que o envio de material publicitário pelos candidatos e eleitores, com finalidade de propaganda eleitoral, só poderá ser realizado durante o horário das 7h às 22h15.

Conforme comunicado expedido pelas Comissões Eleitorais Central e Local, haverá debate entre os candidatos ao cargo de direção do Câmpus no dia 10 de junho, das 19h30 às 21h30, em plataforma de videoconferência e transmitida ao vivo por meio do Youtube do câmpus. Já o debate entre as candidatas à Reitoria será no dia 9 de junho, das 19h30 às 21h30, por meio de ferramenta de webconferência e com transmissão pelo canal no Youtube IFG Oficial.


Confira mais informações sobre as Eleições 2021 para os cargos de reitor e diretores de câmpus do IFG.

Conheça os planos de trabalho dos candidatos:

Adriana dos Reis Ferreira

Eliézer Marques Faria

Vinícius Carvalhaes


Coordenação de Comunicação do Câmpus Goiânia do IFG.

Fim do conteúdo da página