Recredenciamento e parceria

Câmpus Itumbiara recebe visita da Comissão do Inep e de Coordenadoria Regional de Educação

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 11h16 | Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 08h43

Atividades aconteceram ao longo da semana e são de grande importância para a Instituição

Avaliadores do Inep (4º e 5º da esquerda para direita) e gestores do Câmpus

Nesta semana os gestores do IFG Câmpus Itumbiara realizaram reuniões duas importantes: a primeira foi com avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) que estiveram na Instituição em função do processo de reconhecimento do curso de Engenharia de Controle e Automação. A segunda foi com a equipe de diretores, coordenadores e professores do estado para tratar de estágio, residência pedagógica e iniciação à docência.

Por ser o Inep o responsável pela avaliação dos cursos de graduação e de Instituições de Ensino Superior (IES) em todo país, durante os três dias em que a comissão estive na Instituição eles analisaram a corpo docente, a organização didático-pedagógica e instalações físicas (laboratórios, sala de aula, biblioteca e outros). A comissão também se reuniu com gestores, graduandos, docentes, coordenação do curso, Subcomissão Própria de Avaliação (CPA) e Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Sobre a vinda do Inep, a diretora Aline ressalta que apesar da preparação e organização do Câmpus Itumbiara para receber a comissão, há por parte dos gestores uma atenção constante para todos os itens observados pelos avaliadores, desde a parte de infraestrutura, documentos e contribuição do corpo de professores para a formação do estudante.

Rede Estadual de Ensino

Coordenadora regional de educação, Julice Ferreira, e a diretora-geral, Aline Barroso

No dia 14, quinta-feira, o diálogo foi com a coordenadora regional de educação, cultura e esporte de Itumbiara, Julice Ferreira Santos, e diretores, coordenadores e docentes da área da Química de 11 instituições de ensino da cidade. Na pauta da reunião estavam o Estágio Curricular Supervisionado dos discentes do curso de Licenciatura em Química, Programa de Residência Pedagógica (PRP) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Por parte do Câmpus, destaca a diretora Aline, foi destacada a importância da parceria com o IFG, visando ao desenvolvimento de atividades que beneficiem os alunos da rede estadual e federal. A diretora também citou alguns dos eventos institucionais como a Secitec, Epepe, Conhecendo o IFG e ainda o Napne, e convidou a rede estadual para a construção dessas ações em conjunto com o Câmpus, uma vez que elas atendem tanto a comunidade interna quanto externa.

Para a professora do IFG, Juliana Moraes (também presente na reunião), o encontro “abre uma oportunidade de iniciarmos um diálogo para estabelecermos uma rede na qual possamos ter uma via de mão dupla” que favoreça tanta as instituições de ensino de Itumbiara quanto a formação dos estudantes de licenciatura.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.