Semana de Planejamento

Semana de Planejamento Pedagógico marca início do semestre letivo 2018/2

Publicado: Quarta, 01 de Agosto de 2018, 10h54 | Última atualização em Sexta, 10 de Agosto de 2018, 11h38

As aulas para alunos veteranos e calouros começaram hoje, 1º de agosto

Nessa terça-feira, 31/7, foi realizada a Semana de Planejamento Pedagógico, atividade que marca o fim do recesso e período de férias do IFG Câmpus Itumbiara. Diferentemente dos outros anos, as reuniões entre professores, gestores e técnico-administrativos lotados no Departamento de Áreas Acadêmicas ocorreram em apenas um dia, por conta do menor número de dias letivos neste segundo semestre.

Além da abordagem sobre assuntos gerais pertinentes ao Departamento, foram abordadas questões relativas à Implantação da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) e também da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Goiás. Sobre a CPA, a servidora e membro da Subcomissão Local da CPA no Câmpus Itumbiara, Renistenes Eunice da Costa, mostrou o resultado da última avaliação (veja aqui) e salientou aos docentes a importância deles participarem das pesquisas de autoavaliação institucional e incentivar os alunos a também responderem os questionários. Isso porque os relatórios da CPA são objeto de análise do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); e este ano há a previsão do reconhecimento do curso de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Itumbiara.

Outro destaque foi dado aos trabalhos do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) que no primeiro semestre atendeu 28 alunos com algum tipo de deficiência física ou déficit de aprendizagem grave. De acordo com a enfermeira do Câmpus, Thaise Liara Silva, o trabalho do Núcleo envolve um atendimento ao estudante com equipe multiprofissional (psicólogo, pedagogo, enfermeira, assistente social), entrevista com a família e visita às escolas que o aluno frequentou para traçar um diagnóstico e avaliação acerca da necessidade de cada um.

Veja aqui como o fluxograma da atendimento do Napne

Os dados coletados pelo Napne serviram de embasamento para duas oficinas ministradas na Semana de Planejamento no período da tarde: uma de Experimentação Didático-Pedagógica, para os professores dos cursos de engenharia; e outra sobre o Enfrentamento da Violência no Contexto Escolar, direcionada aos docentes da EJA, ensino médio e licenciatura. Além das oficinas, também foi realizada uma roda de conversa sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE) com duas professoras da rede estadual de educação, Lorraine da Costa Resende Santos e Márcia Lemes Silva Ribeiro Alves.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.