ENDP

Servidores do IFG participam de evento nacional sobre gestão de pessoas

Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 18h21 | Última atualização em Sexta, 05 de Outubro de 2018, 10h50
Reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues, acompanhado do pró-reitor da Prodi, Amaury Araújo, e servidores do IFG que estão no evento

“Gestão de Pessoas: estratégica e fundamental” é o tema do XXXVIII ENDP (Encontro Nacional de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino) deste ano. O evento acontece anualmente e é considerado o maior na área de Gestão de Pessoas da Rede Federal de Ensino. Servidores do Instituto Federal de Goiás (IFG) participam do encontro, que também contou com a presença do reitor, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, na solenidade de abertura.

O evento, que acontece em Maceió (AL), também registrou na programação do primeiro dia, a reunião do Fórum de Gestão de Pessoas dos Institutos Federais (FORGEP/CONIF) e também dos profissionais de saúde vinculados ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS). Na pauta da reunião do Fórum foi apresentada a proposta de realização do III Encontro Nacional de Psicólogos dos Institutos Federais.

Na ocasião, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amaury França Araújo, apresentou o projeto à plenária, que foi aprovado por unanimidade para seguir ao pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O evento está programado para o mês de outubro, no Câmpus Goiânia do IFG, com o tema “O futuro da Psicologia e a Psicologia do futuro: desafios da prática contemporânea nos IFEs”.

Na cerimônia de abertura do evento, o reitor do IFAL, instituto que sedia o evento, professor Sérgio Teixeira Costa, enfatizou a importância da Gestão de Pessoas como área estratégica da gestão. De acordo com o diretor de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Wagner Fonseca, esse ano o “ENDP tem um enfoque muito diversificado. E é a primeira vez que, em um ENDP, que nós inserimos uma palestra com um enfoque ousado e diferente que é a dos Caçadores de Bons Exemplos, que sai da esfera técnica, de gestão, liderança, inclusive da qualidade de vida, e vai para um enfoque diferenciado, que é a solidariedade, a humanização da gestão, a melhoria, o crescimento como seres humanos. E é o que a gente precisa, olhar as pessoas com um olhar mais humano”.

Participação
Pelo IFG, participam do evento, além do reitor Jerônimo Rodrigues da Silva, e do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amaury Araújo, servidores da Diretoria de Recursos Humanos da Reitoria, Alcyone Novais (Coordenação de Gestão de Pessoas), Bruna Frazão e Sandra Gonçalves (Coordenação de Assistência ao Servidor), Frederico Rodrigues (Coordenação da Folha de Pagamentos), Kleuber Vasconcelos (Coordenação de Aposentadorias e Pensões) e a diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), Sandra Ferreira. Também representam o IFG no evento, Érison Mendonça (Câmpus Inhumas), Francione Neres (Câmpus Formosa), Joylce Rodrigues (SIASS) e Luciana Ribeiro (Câmpus Cidade de Goiás).

Prêmios

Ainda no XXXVIII ENDP, o IFG recebeu dois prêmios na modalidade artigos, na área temática “Prevenção, Promoção e Vigilância dos Ambientes de Trabalho, com os títulos”. Um dos artigos tem como título “O processo sócio-histórico de criação e consolidação do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor nos institutos federais em Goiás” e outro artigo é intitulado “O perfil epidemiológico dos/as servidores/as do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás: subsídios para análise dos afastamentos”.

O primeiro versa sobre o processo sócio-histórico da constituição e a organização do SIASS (IFGoiano/IFG) e o segundo traz os resultados preliminares da pesquisa que vem sendo desenvolvida sobre o perfil epidemiológico dos afastamentos por motivo de saúde dos servidores do IFG.

Fruto do resultado do trabalho institucional da equipe multiprofissional da Coordenação de Assistência ao Servidor da Reitoria e do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) os artigos foram submetidos ao ENDP 2018 pelos servidores: Mário Raimundo dos Santos Neto, Sandra Lúcia Gonçalves e Andreia Farina de Faria.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.