ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Inscrições para o Programa Auxílio Permanência seguem até amanhã

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2024, 10h52 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2024, 10h14

As inscrições para o Programa Auxílio Permanência do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) seguem abertas até terça-feira, 26 de março.  O programa tem como objetivo oferecer suporte financeiro aos estudantes, contribuindo para sua permanência e conclusão qualificada dos cursos. Segundo o edital, o Programa Auxílio Permanência será dividido em três faixas de atendimento, variando de acordo com o grau de desigualdade socioeconômica do estudante. A faixa 1 destina-se aos alunos com maior vulnerabilidade, oferecendo um auxílio no valor de R$ 400,00, seguido pela faixa 2, com auxílio de R$ 300,00, e faixa 3, com auxílio de R$ 200,00.

Para o ano de 2024, o programa será oferecido em nove parcelas anuais de R$ 200,00, devido à transição entre a política anterior e a atual do IFG. Podem se inscrever no Programa Auxílio Permanência os estudantes regularmente matriculados nos cursos de Ensino Médio integrado à Educação Profissional, Técnico Subsequente e Graduação. É necessário que a renda familiar bruta mensal seja igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

A inscrição será realizada por meio do preenchimento de um questionário socioeconômico no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), com a documentação necessária anexada conforme orientações do edital. Os estudantes já inscritos devem atualizar seus dados e documentos. A seleção dos participantes será prioritariamente baseada na situação de desigualdade socioeconômica, conforme avaliação realizada por assistentes sociais. O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) será calculado para cada estudante, determinando sua posição na lista de prioridades.

Em casos de vagas limitadas, será considerada a ordem de classificação dos estudantes com maior desigualdade socioeconômica. Além disso, serão levados em conta outros auxílios financeiros recebidos pelo estudante, tanto internos quanto externos ao IFG. O resultado da seleção será divulgado por meio de uma lista de estudantes classificados, e haverá uma lista de espera para possíveis substituições caso haja evasão ou desistência.

Estudantes que ingressarem na instituição após o processo seletivo e apresentarem maior desigualdade socioeconômica do que os da lista de espera poderão solicitar o Programa Auxílio Emergencial. O edital completo e demais informações podem ser encontrados no site do IFG. As inscrições estão abertas e seguem até [data limite], não deixe de participar e garantir seu apoio financeiro para os estudos.

Acesse o edital

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí