Atividade

Alunos do Câmpus Valparaíso visitam instituição de proteção à Amazônia

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 20h16 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 20h14

O Centro de Coordenação Geral(CCG) do Sipam fica sediado em Brasília

Nesta terça-feira,26, estudantes do segundo ano do curso técnico integrado em Mecânica do Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG) conheceram o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), localizado no Setor Policial Sul, em Brasília. Os alunos fizeram um tour pela instituição, passando pelas áreas de Tecnologia da Informação (TI), suporte de energia do local e puderam ver de perto o parque tecnológico, com as antenas de comunicação via satélite, descobrindo mais uma opção de atuação de trabalho para o futuro: “A importância do técnico em Mecânica na manutenção destas antenas”, explica a professora de geografia Danielle Pereira, que conta sobre o principal objetivo da visita realizada: “Ver como o Brasil está atuando quanto a proteção de um dos biomas mais importante, que é o Amazônico”.

Os alunos se informaram sobre as atividades realizadas pelo Sipam, entre elas: o mapeamento da Amazônia Legal; alertas de desmatamento na região, trabalhando em conjunto para combater este problema com outros órgãos, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); o Sistema de Alerta Hidrometeorológico: que possibilita a consulta pela Defesa Civil e de qualquer pessoa interessada, da dinâmica dos rios da região Amazônia, podendo saber quais locais terão áreas alagadas, por exemplo; e a Unidade Detectora de Raios. Na próxima terça-feira,03, será a vez dos estudantes do curso técnico integrado em Automação Industrial irem ao Sipam.

O Centro de Coordenação Geral(CCG) do Sipam fica sediado em Brasília, mas existem outras unidades, os Centros Regionais, localizados em  Manaus, Porto Velho e Belém.

Para mais informações sobre o Sipam, acesse aqui.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso