II Seminário Formativo do NAI e Napnes

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 14h41

Nos dias 21 e 22 de setembro será realizado presencialmente, na Reitoria do IFG, o II Seminário Formativo do NAI e Napnes do IFG. O evento também será transmitido pelo canal da EaD IFG, no YouTube. A data do Seminário foi escolhida em função do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21 de setembro). Esse momento formativo decorre, especialmente, das formações transcorridas desde o I Seminário Formativo, em 2021. Naquela ocasião, o evento foi realizado por via remota e contou com oficinas temáticas nas áreas das necessidades educacionais específicas.

Em 2022 e 2023, o NAI (DPEBS- Proen) viabilizou minicursos e participação em Grupo de Estudo para servidores que atuam nos Napnes do IFG. Duas dessas formações foram organizadas em conjunto com a Coordenação de Capacitação de Pessoas (PRODIRH) e mediadas pela professora Anna Maria Lunnardi Padilha (Universidade Metodista de Piracicaba - SP) com enfoque na pedagogia histórico-crítica e na teoria histórico–cultural do desenvolvimento humano.

Como resultado dessa interlocução, a professora foi convidada para compor o II Seminário Formativo do NAI e Napnes, a ser realizado presencialmente no auditório da reitoria. O evento também contará com a presença do professor Jairo Werner (Universidade Federal Fluminense) que discorrerá acerca do olhar crítico para os laudos de saúde, sob um enfoque não medicalizante.

Além do propósito formativo, o evento será importante para que os Napnes compartilhem experiências e dialoguem sobre ações significativas relativas ao apoio e acompanhamento pedagógico dos estudantes com necessidades educacionais específicas. Na ocasião, também haverá apresentações de pesquisas referentes à autorrepresentação de pessoas com deficiência intelectual e ao impacto de barreiras atitudinais na aprendizagem.

Interessados podem fazer as inscrições até o dia 18 de setembro pelo link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/23deb484-05de-455a-9cdf-ad6a4b229cdb/inscricao

Serviço:

II Seminário Formativo do NAI e Napnes do IFG

Local: Auditório da Reitoria | presencial com transmissão pelo YouTube

Data: 21/9 (quinta-feira): 9h às 17h | 22/09 (sexta-feira): 8h às 18h.

Inscrições: https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/23deb484-05de-455a-9cdf-ad6a4b229cdb/inscricao

Links de transmissão (YouTube da EaD IFG):