1º Ciclo Formativo do IFG

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2023, 11h55 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 11h55

Nos meses de setembro, outubro e novembro ocorrerá o 1º Ciclo Formativo do IFG com o tema "As relações contemporâneas e a construção de uma cultura de bem-estar na escola". As temáticas a serem abordadas vão auxiliar os servidores do IFG a refletir sobre as questões que circundam os atos de violências na escolas, com foco na construção de uma cultura de bem-estar nos Câmpus do IFG.

O 1º Ciclo Formativo será composto por atividades com duração de 2 horas cada. Haverá emissão de certificados e as inscrições deverão ser realizadas pelo Sugep, no link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/5c8a498a-0bbe-43ee-80a4-01a5cb3d8672/inscricao. Estima-se que o formato seja expositivo, mas com abertura a contribuições dos participantes nos últimos 30 min.

Os encontros acontecerão de forma remota, on-line, pelo canal da EAD/IFG no Youtube (https://www.youtube.com/@EaDIFGoficial), seguindo o seguinte cronograma:

Data: 27/09 | Horário: 15h

O lugar social da escola na formação e na vida dos estudantes (Profa. Anna Carime Souza - CEPAE/UFG)

Ementa: Discutir sobre como a escola pode contribuir enquanto espaço privilegiado de interações sociais, emocionais, afetivas na formação dos estudantes, a partir da compreensão da escola como espaço para uma possível inserção social emancipadora.

Data: 25/10 | Horário: 15h

Da rede de acolhimento à tessitura de um lugar social: a importância das relações e vínculos estabelecidos no ambiente escolar (Profa. Alba Cristhiane Santana da Mata - UFG)

Ementa: Destacar a perspectiva da instituição escolar como local privilegiado de convivência e inserção social. Discorrer sobre os impactos positivos do acolhimento ao estudante vulnerável, enfatizando a importância do vínculo/laço social enquanto alicerce na formação do estudante. As vivências escolares e seus impactos nas relações presentes e futuras do estudante em formação.

Data: 22/11 | Horário: 15h

O uso das redes sociais na atualidade do ambiente escolar (Prof. Victor Cruzeiro - IFG)

Ementa: Refletir sobre o alcance das redes sociais e dos conteúdos difundidos pelos diversos canais e sítios eletrônicos. Discutir as possibilidades de inserção das diversas tecnologias no ambiente escolar, de maneira a evitar práticas nocivas, tais como Cyberbullying e a propagação de fake news.

Data: 29/11 | Horário: 15h - CANCELADO

Escola como espaço de construção da cultura do bem-estar (Profa. Ádria Assunção - IFG)

Ementa: Proporcionar aos servidores a oportunidade de acesso a perspectivas que ultrapassem a noção do binômio saúde-adoecimento, indo além dos diagnósticos e rótulos. Compreender a relevância da perspectiva da construção de uma cultura de bem-estar no ambiente escolar, valorizando as potencialidades no processo de ensino-aprendizagem.

Link de transmissão do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=8mD4szxqpjY