Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Luziânia > IFG divulga Edital Complementar de Chamada para Matrícula Presencial do Técnico Integrado 2024

Publicado: Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 05h17 | Última atualização em Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 05h17

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) lançou recentemente o Edital Complementar de Chamada para Matrícula Presencial, referente ao processo seletivo do Técnico Integrado 2024. O documento, de acordo com as normativas do IFG e legislações educacionais vigentes, estabelece o cronograma, os procedimentos e as exigências para os candidatos interessados em ingressar nos cursos ofertados para o primeiro semestre do ano letivo de 2024.

O IFG, criado pela Lei nº 11.892/2008, é uma instituição que se destaca por sua missão de oferecer educação de qualidade, ciência e tecnologia, alinhada com as demandas do mercado de trabalho. Em conformidade com as leis e decretos que regem a educação no país, o Instituto busca constantemente inovar e proporcionar oportunidades de formação técnica integrada ao ensino médio.

Cronograma e Etapas

O Edital estabelece um cronograma detalhado, delineando as etapas fundamentais do processo seletivo. A divulgação do Edital Complementar ocorreu em 19/01/2024, seguida pela publicação da Lista de Convocados para Matrícula Presencial na mesma data. A Chamada e a entrega da documentação estão programadas para o dia 23/01/2024, às 10h. Cabe ressaltar que as datas são previsões e podem sofrer alterações, sendo fundamental que os candidatos acompanhem as atualizações no site oficial do IFG.

Validade da Chamada

A Chamada para matrículas prevista neste Edital é específica para o preenchimento das vagas ofertadas no primeiro semestre do ano letivo de 2024, conforme estabelecido no item 2.1.

Sistema de Seleção

O processo de seleção seguirá um rigoroso critério de ordem de classificação, reserva de vagas e fluxo de distribuição de vagas disponível, de acordo com o Edital nº 40/2023. Os candidatos convocados deverão comparecer no dia 23 de janeiro, às 9h, apresentando toda a documentação comprobatória exigida pelo Edital.

Matrículas

A matrícula é gratuita, e os candidatos devem atender às solicitações de documentação para a realização do processo. Será matriculado apenas o candidato que efetivamente comprovar ter concluído, em conformidade com a lei, o Ensino Fundamental. O Edital ressalta que a matrícula condicional ou fora do prazo não será permitida, e qualquer inconsistência resultará no cancelamento automático da matrícula.

Documentação Exigida

Os candidatos convocados deverão apresentar cópia legível, acompanhada do documento original (para efeito de autenticação), dos seguintes documentos:

a. Formulário de cadastro de matrícula preenchido, disponível no link http://selecao.ifg.edu.br/downloads/cod2242/formulario_de_matricula_tecnico.pdf

b. Comprovante de conclusão do Ensino Fundamental - Histórico Escolar ou declaração de conclusão do Ensino Fundamental que comprove a conclusão integral do Ensino Fundamental. O Histórico Escolar deverá conter as assinaturas e Portarias do(a) Secretário(a) Escolar e do(a) Diretor(a) Escolar. Caso seja entregue a declaração de conclusão, a mesma deverá ser substituída pelo histórico escolar, quando as atividades presenciais forem retomadas

c. Declaração de Ciência (Anexo I), acompanhada da Carteira de Identidade do responsável (somente para candidatos menores de 18 anos);

d. Certidão de nascimento ou de casamento;

e. Carteira de identidade (RG); f. CPF;

g. Comprovante de endereço com CEP;

h. Uma foto 3x4 recente;

i. Certificado de Reservista, atestado de alistamento militar ou atestado de matrícula em CPOR ou NPOR, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino;

j. Certidão de quitação eleitoral expedida pelo site www.tse.jus.br, para os brasileiros maiores de 18 anos.

No caso de conclusão do Ensino Fundamental no exterior, o candidato deverá:

a. Providenciar a tradução do Histórico Escolar e Diploma, de preferência por tradutor público juramentado, ou escola de língua estrangeira idônea, cujo tradutor tenha o Curso de Letras, com diploma registrado no MEC;

b. Estar de posse do histórico escolar relativo aos estudos realizados anteriormente no Brasil.

c. Reunidos esses documentos, dirigir-se à Secretaria de Educação do Estado onde irá fixar residência e solicitar a equivalência através do portal http://carolinabori.mec.gov.br/?pagina=inicial.

d. Apresentar, no ato da matrícula, esta resolução de equivalência expedida pela Secretaria Estadual de Educação.

A falta de qualquer um dos documentos exigidos das letras “a” a “j” implicará a perda do direito à matrícula.

O candidato deverá apresentar para o IFG Relatório médico que comprove a aptidão para a prática regular de atividade física depois de efetuada a matrícula, nos cursos que couber.

Disposições Gerais

O Edital Complementar vincula-se às regras do Edital Proen nº 40/2023, e eventuais casos omissos serão julgados pelo Centro de Seleção. Destaca-se a importância da integridade e legalidade no processo, ressaltando que o candidato que se utilizar de meios ilícitos será desclassificado.

A Chamada para Matrícula Presencial do Técnico Integrado 2024 no IFG representa uma oportunidade significativa para os estudantes que buscam uma formação técnica integrada ao ensino médio. O Instituto reitera seu compromisso com a qualidade educacional e destaca a importância do cumprimento rigoroso das normativas estabelecidas no Edital Complementar. O sucesso deste processo seletivo não apenas moldará o futuro dos estudantes, mas também contribuirá para o fortalecimento do Instituto Federal de Goiás como uma referência em educação técnica e tecnológica no país.