Você está aqui: Página inicial > Eventos realizados > Minicurso: Lutas por abolição e cidadania negra em Goiás no século XIX

Minicurso: Lutas por abolição e cidadania negra em Goiás no século XIX

Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2023, 09h28 | Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2023, 10h03

23 de agosto | 17h30 | Cinemateca do Câmpus Goiânia do IFG

Na próxima quarta-feira, 23 de agosto, será realizada a segunda atividade do projeto de "Racialidades no Brasil: reflexões, experiências e possibilidades para uma educação antirracista". Desta vez, a coordenação do projeto promoverá um minicurso que vai discutir as “Lutas por abolição e cidadania negra em Goiás no século XIX”, que será ministrado pela historiadora e mestranda Ana Paula Lima. O evento ocorrerá na Cinemateca do Câmpus Goiânia do IFG, com início às 17h30.

Para participar do minicurso, é preciso se inscrever previamente no projeto de extensão, preenchendo o formulário online: https://forms.gle/VvJTuuCRFaeMUkyS8. Podem se inscrever pessoas da comunidade interna e externa ao câmpus, com 18 anos ou mais. Os participantes receberão certificação com carga horária, sendo necessária frequência em pelo menos 75% das atividades.

O projeto "Racialidades no Brasil: reflexões, experiências e possibilidades para uma educação antirracista” tem o objetivo de chamar a atenção sobre a desigualdade racial no Brasil e outros sistemas de opressão que atingem as experiências e cotidianos, promovendo uma educação antirracista. O projeto é coordenado pela professora Camila Leopoldina Batista dos Santos e está articulado com a pesquisa "Os impactos de uma ação de extensão desenvolvida no IFG Câmpus Goiânia: por uma educação antirracista", compondo o Programa de Apoio à Pesquisa sobre Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Goiás. As ações do projeto são viabilizadas com recursos do edital 22/2022 PROAPP.

Sobre a palestrante

Ana Paula Oliveira Lima é licenciada em História pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e mestranda na Universidade de Brasília (UnB). Ela integra o Núcleo de Estudos em Gênero, Africanidades e Relações Raciais (NEGRA/IFG-Câmpus Goiânia), o GT História da África e Africanidades ANPUH Goiás, GT Emancipações e Pós-abolição Goiás e a Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros (RHN). Tem como temas de interesse: relações raciais no Brasil, América Latina e EUA; movimentos de mulheres negras; Movimento Negro Unificado (MNU); história do Brasil colonial e imperial e da província e estado de Goiás; imprensa, intelectualidade negra e abolição no século XIX; não maternidade de mulheres negras; direitos sexuais e reprodutivos femininos (informações extraídas do currículo Lattes).

Minicurso: Lutas por abolição e cidadania negra em Goiás no século XIX
Data: 23 de agosto