Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Goiânia Oeste > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Se você tem alguma dúvida relacionada ao IFG Câmpus Goiânia Oeste que não esteja esclarecida abaixo, envie sua pergunta para a Coordenação de Comunicação Social do câmpus pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Perguntas da Comunidade

Perguntas dos Alunos

Perguntas dos Servidores

 


Perguntas da Comunidade


1. O que é o Instituto Federal de Goiás (IFG)?
A instituição é uma rede pública de ensino e que possui hoje 14 câmpus no Estado de Goiás. O IFG tem entre os seus objetivos ministrar educação profissional técnica de nível médio, cursos de formação inicial e continuada, oferecer cursos de nível superior, realizar pesquisas, desenvolver atividades de extensão e estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão.


2. Quantos câmpus do IFG existem em Goiânia?
Atualmente, na capital goiana, existem dois câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG). O Câmpus Goiânia, que é o mais antigo, e está situado no setor Central, e o Câmpus Goiânia Oeste situado no setor Recreio dos Funcionários Públicos, na região oeste da capital. A Reitoria é o órgão executivo do IFG e tem por finalidade organizar a sua gestão, de forma harmônica, a partir de diretrizes gerais que garantem a unidade e a identidade da Instituição em todo Estado de Goiás. Sua localização fica na Avenida C-198, nº 500, Jardim América, Goiânia. O IFG possui outros doze câmpus no interior de Goiás.

 

 3. Quais são os cursos oferecidos no IFG Câmpus Goiânia Oeste?

No IFG - Câmpus Goiânia Oeste são oferecidos os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em período integral (os quais os alunos possuem uma formação concomitante do Ensino Médio e técnico em tempo integral) de Análises Clínicas, Nutrição e Dietética e Vigilância em Saúde. Também é ofertado o curso técnico integrado ao Ensino Médio de Enfermagem na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o curso superior de Licenciatura em Pedagogia, os dois no período noturno, porém, com aulas aos sábados pela manhã. O câmpus também oferta cursos de extensão abertos à comunidade em geral e/ou ao público interno da instituição.


4. O que é EJA?
EJA é a sigla do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Este programa facilita aos jovens, com mais de 18 anos, e adultos, o acesso aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A seleção de alunos para os cursos técnicos na modalidade EJA não é feita por meio de provas, considerando que muitos jovens e adultos são condicionados a ficarem afastados da sala de aula por um longo período de tempo. A seleção é feita por meio de palestras e entrevistas.

 

5. Quanto tempo duram os cursos?
Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio têm a duração de três anos. O curso superior de Licenciatura em Pedagogia tem duração de quatro anos.


6. Os cursos são gratuitos?
Sim, todos os cursos são gratuitos. Os estudantes não pagam nada para estudar no IFG.

 

7. Quero estudar no Câmpus Goiânia Oeste do IFG. Como faço? 

No IFG todos os processos seletivos são regidos por edital, publicado na página do Centro de Seleção.
Para as vagas dos cursos técnicos de Nível Médio, o interessado terá que participar de um Processo Seletivo, respondendo uma prova objetiva. O Processo Seletivo é anual e ocorre quase sempre nos meses de novembro ou dezembro.
Para os cursos técnicos na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), o interessado participará de uma palestra e passará por uma entrevista em datas específicas, sendo necessário ter concluído o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). O Processo Seletivo é anual e ocorre quase sempre nos meses de novembro ou dezembro.
Para os cursos de Nível Superior, o candidato, após ter participado do ENEM, deverá utilizar a sua nota obtida nas datas de inscrição disponibilizadas em edital. Porém, para se inscrever, o candidato deve aguardar a publicação do edital no site do IFG, e no ato da inscrição deverá informar qual ano do ENEM deseja utilizar a nota. O processo seletivo Vestibular ENEM é semestral e ocorre quase sempre nos meses de maio ou junho, e novembro ou dezembro.
Para Portador de Diploma e Transferências, o candidato realizará uma prova específica.


8. Como faço minha inscrição para concorrer a uma vaga de um desses cursos?
Para se inscrever, o interessado precisa aguardar a abertura do período de inscrições. Para isso, acesse constantemente o site da instituição e verifique as publicações na página de acompanhamento do Centro de Seleção.


9. Eu faço o 9º ano e quero me inscrever para o Técnico Integrado ao Ensino Médio. Preciso de algum documento para isso?
Sim. Qualquer candidato que queira se inscrever para um processo seletivo precisa possuir RG e CPF para fazer sua inscrição e também se identificar no dia da prova.


10. O IFG adota alguma política de cotas?
Sim. Hoje temos a reserva de vagas com base na lei 12.711/2012, que garante 50% das vagas para os candidatos oriundos de escola pública. E essas vagas são ainda subdivididas em renda menor que 1,5 salários mínimos por pessoa, independente de renda, e candidatos que se considerem pretos, pardos ou indígenas. Os outros 50% das vagas são destinados ao Sistema Universal (Livre Concorrência).


11. Se eu optar por me inscrever por reserva de vagas, preciso comprovar essas informações?
Sim. No edital estará a data definida para a entrega de documentação comprobatória de renda menor que 1,5 salários mínimos por pessoa da família e comprovante de ser candidato oriundo de escola pública.

 

12. Quais os horários das aulas?

Os cursos técnicos em período integral de Análises Clínicas, Nutrição e Dietética e Vigilância em Saúde têm aulas no período matutino com início às 7h30 e término às 12h30 e no período vespertino com início às 14h e término às 17h15.
As aulas do curso técnico em Enfermagem na modalidade EJA e do curso superior de Licenciatura em Pedagogia ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, das 19h às 22h15 e aos sábados, das 7h30 às 12h30.

 

13. O Câmpus Goiânia Oeste tem uniforme?
O Instituto Federal de Goiás trabalha na filosofia de respeito à diversidade e à pluralidade de pensamento, expressão estética e valores culturais. Por isso, na instituição não há obrigação de uniforme. Contudo, as turmas que têm interesse podem confeccionar seus próprios uniformes, preservando a identidade visual e institucional, por meio da manutenção de suas cores e logomarcas.


14. Os livros didáticos são fornecidos pela Instituição?
O IFG fornece livros didáticos para os alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.


15. Quais auxílios o estudante do IFG têm direito?
O IFG possui três tipos de auxílio: alimentação, transporte e/ou permanência . O aluno deve acompanhar a publicação dos editais para obter o auxílio.

 

16. Eu já comecei a cursar o Ensino Médio em outra escola. Posso fazer a transferência para o Câmpus Goiânia Oeste?

O candidato aprovado no processo seletivo do IFG, já tendo iniciado o Ensino Médio regular, precisará retomar o primeiro ano do Ensino Médio, pelo fato de que as aulas dos cursos técnicos são desenvolvidas de forma integrada às matérias escolares. Não é possível o ingresso no segundo ou terceiro ano, devido à organização da matriz curricular dos cursos.
Mas se o aluno já tenha iniciado um curso técnico integrado em outro câmpus do IFG, há os editais de transferência externa que possibilitam a transferência sem prejuízo do tempo já cursado, conforme exigências específicas do edital a depender do curso escolhido.

 

17. Quando serão abertas as inscrições para o próximo processo seletivo?
A abertura de inscrições nos processos seletivos para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, bem como para processos de transferência de cursos superiores ou ingresso como portador de diploma e outros, são informadas previamente nos sites oficiais e redes sociais do IFG e do Câmpus Goiânia Oeste.


18. Qual o conteúdo da prova do processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio?
O conteúdo para a prova é indicado no edital, que é lançado no dia de abertura das inscrições, mas o candidato pode consultar editais e provas das seleções anteriores, para conhecer o conteúdo que normalmente é pedido. As provas anteriores estão disponíveis na página Estude no IFG, no site do IFG.

 

19. Eu não sou aluno do IFG, posso usar a Biblioteca do Câmpus Goiânia Oeste do IFG?
Sim. a biblioteca é aberta à comunidade externa , porém, o empréstimo do acervo é privativo de servidores e alunos do IFG regularmente matriculados.


20. Como obtenho acesso à rede IFG-Visitantes?
Esta rede é voltada para visitantes esporádicos e eventos do IFG. Para a rede IFGVisitantes, o usuário deverá solicitar uma senha temporária junto à Coordenação de Tecnologia da Informação (TI) do câmpus. Ao se conectar na rede, o usuário deverá abrir o navegador e, na página que automaticamente será aberta, inserir a senha temporária.


21 Não estudo no IFG, mas quero me inscrever nos eventos e cursos de Extensão. Como faço?

Normalmente as inscrições são feitas pela internet, no próprio site do IFG ou do evento.


22. Como faço para pegar meu certificado do curso de Extensão ou do evento que participei?

Compareça na GEPEX do câmpus que realizou o evento ou acesse seu certificado pelo endereço www.sugep.ifg.edu.br.


23. Quero trabalhar no Câmpus, como faço?
Para trabalhar em quaisquer dos Câmpus do IFG, inclusive no Câmpus Goiânia Oeste, é preciso que o interessado participe e seja aprovado em concurso público para técnico-administrativos e docentes, ou em processos seletivos simplificados, destinados à contratação de professores substitutos temporários. Mais informações sobre a seleção de pessoal pode ser encontrada na aba Concursos.

 

24. Como o IFG realiza as aquisições e contratações de serviços?

As aquisições e contratações são feitas de forma conjunta e compartilhada entre câmpus e Reitoria, por meio de processo licitatório (principalmente na modalidade pregão eletrônico) e também por meio de dispensas e inexigibilidades de licitação (conforme as características do objeto a ser adquirido/contratado), bem como das modalidades licitatórias previstas na Lei 8.666/93 e RDC Eletrônico, instituído pela Lei 12.462/2011.

 

25.Onde encontro os processos licitatórios abertos ou em andamento e os já concluídos?

As informações sobre os processos licitatórios realizados pelo IFG (editais, propostas, documentação de habilitação, resultado por fornecedores, termo de homologação, etc), independentemente da fase em que se encontram, estão disponíveis no site de compras governamentais www.comprasgovernamentais.gov.br, onde são acessíveis a todo cidadão, sem necessidades de senhas e/ou cadastro prévio. Saiba mais sobre as aquisições no IFG.

 

Perguntas dos Alunos


1. Sou aluno/a e preciso de declaração comprobatória de matrícula. Como posso obter?
Procure a CORAE do Câmpus e preencha formulário solicitando o documento. O prazo para emissão é de 02 (dois) dias úteis. No entanto esse prazo pode ser alterado em decorrência de períodos de maior demanda no setor ou de férias de um dos servidores que prestam atendimento nessa área.


2. Qual o documento necessário para empréstimo de livro na Biblioteca?
Os alunos devem apresentar um documento com foto ou a carteirinha estudantil digital (disponível no aplicativo IFG Mobile). Já os servidores devem apresentar documentação pessoal.


3. Quantos livros posso pegar emprestado na biblioteca?
O aluno pode pegar emprestado até três exemplares de uma só vez.


4. Quantos dias posso ficar com os livros que eu peguei emprestado na biblioteca do câmpus?
Alunos podem permanecer com os livros por sete dias. A renovação pode ser feita até três vezes, totalizando 21 dias de empréstimo. A renovação é feita online.


5. E se eu não entregar o livro no dia certo?
Procure renovar, ou devolver seus exemplares em dia. A devolução em atraso dos materiais emprestados acarreta multa de R$ 1,00 por dia e por obra, a ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), somente no Banco do Brasil.


6. Como faço para renovar ou fazer reserva de livros?
A renovação de exemplar ou a reserva de livros emprestados por terceiros podem ser realizadas por meio de login pelo site de pesquisa da biblioteca: https://biblioteca.ifg.edu.br/sophia_web/.


7. Qual horário de funcionamento da biblioteca do IFG - Câmpus Goiânia Oeste?
A biblioteca funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 21h.


8. Como faço para realizar meu estágio?
Para realizar o estágio, é necessário o preenchimento e assinatura do Termo de Compromisso (que pode ser para pessoa física ou jurídica), por parte do aluno e da empresa concedente de estágio. Tal documentação deve ser entregue na GEPEX em três vias para a formalização do estágio.


9. Já trabalho na área de meu curso de formação. Posso aproveitar meu tempo de trabalho como estágio obrigatório?
Sim. Este procedimento se chama "Validação do Estágio Curricular Obrigatório por Exercícios de Atividades Profissionais”. Para tanto é necessário preencher o formulário de validação, disponível no site da PROEX.


10. É possível a equiparação ao estágio curricular por meio de atividades de extensão, monitoria e iniciação científica e tecnológica?
Sim, desde que haja previsão no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), conforme o art. 1º, §3º da Lei nº 11.788/2008 e compatibilidade das ações desenvolvidas com os objetivos de formação do curso, e as especificidades do perfil profissional de conclusão do mesmo, conforme as orientações previstas no art. 25 da Resolução nº 57/2014.


11. Depois de cumprir o estágio obrigatório, posso ingressar em uma nova oportunidade de estágio?
Sim. Após a prática do estágio obrigatório e o cumprimento de todo o processo de avaliação, o estudante poderá realizar o estágio não obrigatório, atendendo os aspectos da Lei nº 11.788/2008. Vale lembrar que o estudante não poderá mais realizar o estágio obrigatório.  


12. Há empresas e pessoas físicas que possuem convênio com o IFG. Só posso realizar meu estágio com estas pessoas/empresas?
Não. Mas é necessário estabelecer o convênio com as empresas/pessoas físicas que não forem conveniadas para formalizar o estágio.


13. Posso trancar o curso de ensino médio integrado?
Sim, pode. O trancamento pode ser solicitado a partir do segundo período do curso, em data prevista no calendário ou fora do período, nas seguintes situações:
I – Aluno convocado para o serviço militar.
II – Tratamento de saúde prolongado, nos termos da lei 1044/69.
III – Conforme lei 6.202/75, discentes gestantes, e atestado médico comprobatórios.
IV – Mediante justificativa de relevância deferida pela Coordenação Acadêmica do Departamento.


14. Por quanto tempo a matrícula pode permanecer trancada?
Pelo prazo de 1 (um) período letivo (semestre ou ano, dependendo do curso do estudante), podendo ser prorrogado por igual período.


15. O que é o IFG-ID?
É um identificador único, composto por um número e senha, que serve para verificar e comprovar a identidade da pessoa interessada em utilizar os sistemas e serviços de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Goiás.
O número/login é atribuído à pessoa conforme a maneira pela qual ela se relaciona com a Instituição. Assim:
• Servidores: matrícula SIAPE e a senha cadastrada no SUAP;
• Alunos: matrícula acadêmica e a senha cadastrada no SUAP;
• Prestadores de serviço: CPF e senha cadastrada pelo servidor de T.I.

 

16. Como faço para alterar ou recuperar minha senha?
É necessário realizar os procedimentos abaixo para ativação da conta e definição de nova senha:
• Acesse o SUAP: http://suap.ifg.edu.br;
• Clique na opção “Troca de Senha”;
• Informe o usuário (Servidor: matrícula SIAPE; Aluno: matrícula; Prestador de serviço: CPF);
• CPF;
• Insira o código de segurança da imagem (como mostra abaixo);
Ao término do processo, um link para definição de nova senha será enviado para o seu e-mail cadastrado. Caso você não tenha email cadastrado ou o mesmo esteja incorreto, deverá solicitar a mudança do mesmo na Coordenação de Registro Acadêmica e Escolar (CORAE).
A senha deve ter no mínimo oito dígitos, com pelo menos três das seguintes características: um caractere maiúsculo, um caractere minúsculo, um caractere numérico, um caractere especial.

 
17. Como obtenho acesso à rede IFG-Aluno?
Essa rede é voltada para os alunos do IFG. Para a rede IFG-ALUNOS, o usuário após se conectar a rede, deverá abrir o navegador e informar seu IFG-ID.

18. Como obtenho acesso à rede EDUROAM?
A rede EDUROAM é voltada para servidores e alunos do IFG e de qualquer outra instituição de ensino e pesquisa que faça parte da Federação EDUROAM.
Para conectar-se à rede EDUROAM o usuário faz uso de sua conta institucional (incluindo o @ifg.edu.br ou domínio de sua instituição no nome de usuário). Instruções e mais informações sobre a rede EDUROAM na página de Serviços de TI.


19. Como configurar a Rede IFG-ADM ou EDUROAM em celulares com Sistema Operacional Android?
• Em “Método EAP”, escolha a opção “PEAP”;
• Em “Autenticação da fase 2”, escolha a opção “MSCHAPV2”;
• Em “Certificado CA”, não é necessário especificar.
• Em “Identidade”, digite sua matrícula;
• Em “Identidade anônima” não é necessário preencher;
• Em “Senha”, informe a senha utilizada no SUAP (Q-Acadêmico, Email).

 

20. Como configurar a Rede IFG-ADM ou EDUROAM em Computadores/Notebooks com Sistema Operacional Windows 7?
Para utilização da rede Wifi IFG-ADM em notebooks ou computadores com sistema operacional Windows, é necessário que seja instalado o arquivo “IFG - Instalador dos perfis de rede sem fio”, que está disponível para download em: http://www.ifg.edu.br/dti/downloads/install/ifg_instalar_redes_sem_fio.exe
Após a instalação, basta digitar sua matrícula e sua senha, para se autenticar na rede.

 

Perguntas dos Servidores

1. O que é o IFG-ID?
É um identificador único, composto por um número e senha, que serve para verificar e comprovar a identidade da pessoa interessada em utilizar os sistemas e serviços de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Goiás.
O número/login é atribuído à pessoa conforme a maneira pela qual ela se relaciona com a Instituição. Assim:
• Servidores: matrícula SIAPE e a senha cadastrada no SUAP;
• Alunos: matrícula acadêmica e a senha cadastrada no SUAP;
• Prestadores de serviço: CPF e senha cadastrada pelo servidor de T.I.

 

2. Como faço para alterar ou recuperar minha senha?
É necessário realizar os procedimentos abaixo para ativação da conta e definição de nova senha:
• Acesse o SUAP: http://suap.ifg.edu.br;
• Clique na opção “Troca de Senha”;
• Informe o usuário (Servidor: matrícula SIAPE; Aluno: matrícula; Prestador de serviço: CPF);
• CPF;
• Insira o código de segurança da imagem (como mostra abaixo);
Ao término do processo, um link para definição de nova senha será enviado para o seu e-mail cadastrado. Caso você não tenha email cadastrado ou o mesmo esteja incorreto, deverá solicitar a mudança do mesmo na Coordenação de Registro Acadêmica e Escolar (CORAE).
A senha deve ter no mínimo 8 dígitos, com pelo menos três das seguintes características: 1 caractere maiúsculo, 1 caractere minúsculo, 1 caractere numérico, 1 caractere especial.

 
3. Como obtenho acesso à rede IFG-Aluno?
Essa rede é voltada para os alunos do IFG. Para a rede IFG-ALUNOS, o usuário deverá, após se conectar na rede, abrir o navegador e informar seu IFG-ID.

4. Como obtenho acesso à rede EDUROAM?
A rede EDUROAM é voltada para servidores e alunos do IFG e de qualquer outra instituição de ensino e pesquisa que faça parte da Federação EDUROAM.
Para conectar-se à rede EDUROAM o usuário faz uso de sua conta institucional (incluindo o @ifg.edu.br ou domínio de sua instituição no nome de usuário). Instruções e mais informações sobre a rede EDUROAM neste página.


5. Como configurar a Rede IFG-ADM ou EDUROAM em celulares com Sistema Operacional Android?
• Em “Método EAP”, escolha a opção “PEAP”;
• Em “Autenticação da fase 2”, escolha a opção “MSCHAPV2”;
• Em “Certificado CA”, não é necessário especificar.
• Em “Identidade”, digite sua matrícula;
• Em “Identidade anônima” não é necessário preencher;
• Em “Senha”, informe a senha utilizada no SUAP (Q-Acadêmico, Email, SUAP).

 

6. Como configurar a Rede IFG-ADM ou EDUROAM em Computadores/Notebooks com Sistema Operacional Windows 7?
Para utilização da rede Wifi IFG-ADM em notebooks ou computadores com sistema operacional Windows, é necessário que seja instalado o arquivo “IFG - Instalador dos perfis de rede sem fio”, que está disponível para download em: http://www.ifg.edu.br/dti/downloads/install/ifg_instalar_redes_sem_fio.exe
Após a instalação, basta digitar sua matrícula e sua senha, para se autenticar na rede.

 

Fim do conteúdo da página