Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Sandro de Lima é reeleito para o cargo de Diretor-Geral do Câmpus Cidade de Goiás
Plano de Trabalho

Publicado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 12h09 | Última atualização em Quarta, 30 de Junho de 2021, 13h28

Conheça os principais pontos de seu plano de trabalho para nova gestão

Sandro de Lima foi reeleito

O professor Sandro Ramos de Lima foi reeleito para a Direção-Geral do IFG-câmpus Cidade de Goiás para o próximo quadriênio da gestão do câmpus que vai de 2021 a 2025. o resultado da eleição foi homologado ontem, dia 28 de junho, pelo Conselho Superior (Consup) e Comissão Eleitoral Central da Instituição. O professor foi o único candidato do câmpus e obteve 52,02% dos votos.

A previsão para a oficialização da pose para a continuidade do mandato é que ocorrerá em outubro após a pose da nova reitora do IFG, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, como informou o atual reitor Jerônimo Rodrigues ontem em transmissão da 71ª reunião do Consup. “O resultado das eleições será encaminhado para Brasília para que a nova reitora seja nomeada pelo Presidente da República. Assim que for nomeada e tomar posse, a professora Oneida Irigon vai nomear os Diretores-gerais”, explicou.

Perfil do Diretor-geral

Sandro de Lima tem uma longa trajetória no IFG que iniciou-se desde os tempos da antiga Escola Técnica Federal de Goiás, como professor de artes/teatro há pelo menos 34 anos. Ele já ocupou vários cargos de gestão como a direção dos câmpus Anápolis e Águas Lindas em seus processos de implantação, além de ter sido Pró-reitor de extensão.

No câmpus Cidade de Goiás está desde o ano de 2016 quando assumiu a direção interinamente e em seguida foi eleito pela comunidade acadêmica.

Aproximação com a Comunidade Vilaboense

É relevante destacar que o câmpus Cidade de Goiás precisa ampliar e qualificar ainda mais o seu relacionamento com a sociedade civil. Embora tenhamos 9 anos de implantação no município, é preciso implementar um conjunto de iniciativas que tornem o câmpus mais e melhor conhecido, ao mesmo tempo em que fique cada vez mais claras a sua função social e a sua relevância para o desenvolvimento educacional, econômico e cultural da Cidade de Goiás.

Princípios Norteadores da Gestão

Os princípios norteadores de nossa gestão estão referenciados na trajetória histórica do câmpus, na estreita relação que mantém com a sociedade, no mundo do trabalho, na ciência, na tecnologia e na cultura. Esses princípios são construções e resultados históricos do movimento de servidores e alunos na defesa da Instituição e da responsabilidade do Estado com o seu desenvolvimento, das lutas pelos direitos sociais à educação pública e pela valorização de seus servidores.

Políticas de Desenvolvimento de Pessoas

Vamos trabalhar para que essa política amplie o planejamento e a execução de ações em profundo respeito às pessoas envolvidas nesse processo, sejam servidores técnico-administrativos ou docentes no exercício do seu trabalho, sejam estudantes ou outros integrantes da comunidade.

Políticas de Ensino

O câmpus Cidade de Goiás precisa consolidar os cursos que possui hoje para isso é preciso estruturar melhor os laboratórios, completar as equipes de trabalho das áreas técnicas e docentes de cada curso, buscar condições orçamentárias para a oferta de cursos de pós-graduação em consonância com os eixos tecnológicos. Além de atuar para a conclusão da parte de infraestrutura do câmpus como a construção de arquibancadas na quadra esportiva, a conclusão do teatro, a estruturação dos espaços de convivência e a conquista de uma área de aplicação acadêmica para os cursos de agroecologia e agronomia.

Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

A produção de novos conhecimentos, tecnologias e práticas deve conectar-se aos interesses da sociedade e contribuir para a promoção de uma formação humana e cidadã e o desenvolvimento local e regional.

Extensão

A Extensão deve articular o ensino e a pesquisa com as demandas da sociedade, é essencial para a formação de um profissional cidadão e, externamente, para a socialização do conhecimento na busca da superação das desigualdades sociais. O diálogo permanente entre a Instituição e a sociedade é imprescindível para o atendimento das demandas sociais com as quais nos deparamos constantemente. Este diálogo deverá estar orientado para a democratização das informações e do conhecimento, o desenvolvimento social e tecnológico e a melhoria da qualidade de vida da população, refletindo necessariamente as ações institucionais.

Assistência Estudantil

A gestão se compromete a buscar meios, juntamente com a Administração Superior do IFG, para a ampliação, quantitativa e qualitativa, da política de assistência estudantil, além de buscar parcerias com o poder público municipal/estadual para viabilizar transporte público aos estudantes.

Desafios para os próximos anos

Os principais desafios institucionais com que o câmpus Cidade de Goiás se defrontará no quadriênio 2021-2024 são aqueles colocados pela consolidação do processo de implantação estrutural, frente ao quadro de restrições orçamentárias e consequente redução de investimentos, instaurado nos últimos cinco anos. Outro ponto fundamental é a política e práticas de comunicação e conexão com a comunidade vilaboense, com as instituições, entidades e movimentos sociais. Nós temos que estreitar ainda mais as relações com os 24 assentamentos da reforma agrária, com o sindicato dos trabalhadores rurais e as entidades dos agricultores familiares da região.

Acesse aqui a íntegra do Plano de Trabalho

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás