Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Ensino Médio realizam visita técnica no Memorial do Cerrado

Estudantes do Ensino Médio realizam visita técnica no Memorial do Cerrado

Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 10h03 | Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 10h06

Participaram da visita todas as turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

A visita terminou no período da tarde com uma passagem pelo Shopping Passeio das Águas em Goiânia

No último dia 27/09, quarta -feira, os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações, Agroecologia e Produção de Áudio e Vídeo participaram de uma visita técnica ao Memorial do Cerrado, localizado no campus da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC II), no Instituto do Trópico Subúmido, em Goiânia. A atividade foi acompanhada pelos docentes de Geografia, Alemar Moreira, pela docente de biologia,  Maloni Montanini e de Língua Portuguesa/Espanhol, Paula Renata. O principal objetivo foi integrar conhecimentos teórico-práticos relacionados aos projetos integradores que envolvem os três cursos.

O início da visita começou com a exploração do Museu de História Natural que ofereceu aos estudantes a oportunidade de conhecerem a rica biodiversidade do bioma Cerrado. "Eles puderam compreender os processos geológicos, biológicos e físico-químicos  que moldaram a origem e formação da Terra, da ocupação desse bioma, além de se aproximarem dos conteúdos científicos de forma prática e envolvente. A interação com as exposições e os guias do museu enriqueceram o aprendizado e estimulando o pensamento crítico", explica o professor Alemar.

Em seguida, a visita foi guiada aos lugares cenográficos como a Aldeia Indígena Timbira, o Quilombo dos Palmares, a Sede da Fazenda Baraúnas e a Vila Santa Luzia, o que proporcionou a imersão nas transformações socioculturais e espaço-temporais que ocorreram na dinâmica da paisagem, especialmente no Estado de Goiás.

"Durante todo o dia, os estudantes tiveram a oportunidade de relacionar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com a prática. Além disso, a visita técnica ao Memorial do Cerrado estimulou o espírito de equipe e a interdisciplinaridade, já que os docentes de diferentes áreas trabalharam em conjunto para enriquecer a experiência dos alunos", ressalta o professor. No período da tarde, como parte do programa cultural da visita, os estudantes aproveitaram um tempo no Shopping Passeio das Águas. "Esse momento proporcionou um contraste interessante com a manhã repleta de aprendizado e permitiu que os alunos compreendessem outra dinâmica vinculada à metrópole goianiense além de compartilharem suas experiências".