Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do IFG participa de Curso de Imersão em Saberes Contracoloniais

Equipe do IFG participa de Curso de Imersão em Saberes Contracoloniais

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2023, 10h03 | Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2023, 10h08

IFG Câmpus Cidade de Goiás se junta a diversas instituições para fortalecer a compreensão de um mundo com igualdade e respeito às diferenças

O IFG participa junto a outras Instituições no Espaço Cultural Vila Esperança

Começou ontem, 03/10,  o curso de saberes contracoloniais promovido pelo Espaço Cultural Vila Esperança e Tekohá Pesquisas Patrimoniais. Este evento conta com a parceria de várias instituições comprometidas com a promoção da igualdade e a valorização das culturas indígenas e afro-brasileiras, incluindo o NEABI Nuances - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, Indígena, de Gêneros e Sexualidades do IFG Câmpus Cidade de Goiás, o Programa de Pós-graduação em História da PUC Goiás, a UFG Câmpus Goiás, o PROMEP - Câmpus Cora Coralina – UEG, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade e Equidade Étnico-Racial - Prefeitura Municipal da Cidade de Goiás e a Secretaria de Assistencia Social.

Não é a Sabedoria que tem que se adequar ao conhecimento acadêmico. Se a Sabedoria é circular e o Conhecimento quadrado...Não irei enquadrar a Sabedoria e sim fazer com que o conhecimento fique circular

O curso é ministrado por Casé Angatu Xukuru Tupinambá, historiador e doutor com vasta experiência na área. Ele apresentou sua visão para a formação, descrevendo-a como uma "Carama suí Îe'engara Purasy Guatá Toré - Roda de Conversa Cantada, Rameada e Ritualizada à moda indígena". A intenção é descolonizar o entendimento para fortalecer aqueles que desejam um mundo mais inclusivo, onde a igualdade social, as diferenças e a natureza são respeitadas. O curso aborda temas como as invasões europeias, a escravidão indígena e negra, bem como as resistências ao longo dos anos. Além disso, Casé explorará maneiras de aplicar as leis 11.645/2008 e 10.639/2003, que tornaram obrigatório o ensino das histórias e culturas indígenas e afro-brasileiras nas escolas brasileiras.

Este curso tem como objetivo desafiar as narrativas tradicionais e coloniais que muitas vezes excluem as camadas populares da população. Busca fortalecer a percepção das diferentes perspectivas, memórias e tradições das culturas indígenas e afro-brasileiras, promovendo uma compreensão mais rica e inclusiva da história do Brasil e da América. A parceria entre o IFG Câmpus Cidade de Goiás e outras instituições reflete o compromisso em criar um mundo onde múltiplos realidades possam coexistir, respeitando todas as formas de vida e identidades. O curso segue até amanhã, dia 05/10.