Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de ensino promove arborização do câmpus

Projeto de ensino promove arborização do câmpus

Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 11h33 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 17h14

Foram plantadas mudas de espécies de árvores nativas do cerrado no estacionamento da Instituição

Mudas que foram produzidas para o paisagismo do câmpus

O projeto de ensino: "Do ipê-amarelo ao buritizeiro: educação ambiental e paisagismo no IFG Câmpus Cidade de Goiás, coordenado pela professora Elaine Ferrari com a participação de estudantes bolsistas e colaboradores promoveu o plantio de 13 mudas de espécies de árvores nativas do cerrado no estacionamento do IFG- câmpus Cidade de Goiás nos últimos dias. O objetivo do projeto é promover a educação ambiental entre os estudantes por meio da construção e execução do projeto paisagístico da Instituição. Também foram produzidas cerca de 200 mudas de diversas espécies nativas.

Dentre as espécies plantadas estão: ipês (Tabebuia sp. e Handroanthus sp)., saboneteira (Sapindus saponária), pata-de-vaca (Bauhinia forficata), nó-de-porco (Physocalymma scaberrimum), jacarandá da Bahia (Dalbergia nigra), Jacarandá mimoso, (Jacaranda mimosifolia). A professora coordenadora Elaine explica que o paisagismo permite uma visão ampla a respeito da questão ambiental em diversas etapas desde o planejamento das áreas arborizadas até a produção das mudas e o plantio. " O aumento de vegetação nas escolas pode ultrapassar o enfoque de apenas se ter mais verde no ambiente escolar, pode  propiciar e desenvolver conhecimentos ecológicos a serem utilizados como exercícios no cuidado com o meio ambiente, reforçando a consciência ambiental. As plantas nativas, como as do cerrado, apresentam grande potencial de uso em projetos paisagísticos e essa linha de pensamento vem se solidificando desde a década de 70, tendo como um de seus precursores, Roberto Burle Marx".

Por meio do projeto, 4 estudantes foram contemplados com bolsas: Luara Castro, Fraciel  Bezerra, Lariana da Silva, Edipo Souza e Larissa da Silva, estudantes do Técnico Integrado em Agroecologia e do Bacharelado em Agronomia. O projeto ainda conta com a colaboração de docentes, técnicos e terceirizados : Adalgisa Pereira, Aniela Pilar, Maloní  César,  Alessandro Oliveira, Weverton Rodrigues, Giovane da Costa e Kauan Oliveira da Silva.