Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para bolsista no projeto STEAM4Girls iniciam nesta segunda, 2
SELEÇÃO

Inscrições para bolsista no projeto STEAM4Girls iniciam nesta segunda, 2

Publicado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 14h51 | Última atualização em Segunda, 02 de Agosto de 2021, 09h52

Podem se inscrever alunas a partir do segundo período dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebe, a partir da próxima segunda-feira, 2, inscrições para a chamada pública simplificada nº 18/2021 que tem o objetivo de selecionar uma aluna para atuar enquanto bolsista no projeto de extensão STEAM4Girls - aprendizagem criativa para estímulo de meninas cientistas. Podem participar alunas regularmente matriculadas nos cursos de Engenharias de Controle e Automação, Elétrica ou Mecânica. As inscrições vão até o dia 8 de agosto e devem ser realizadas pela página Editais de Bolsistas do Câmpus Goiânia. A estudante selecionada receberá bolsa mensal no valor de R$ 400 pelo período de vigência do projeto que já se encontra em andamento, isto é, 16 meses.

O STEAM4Girls - aprendizagem criativa para estímulo de meninas cientistas é uma ação de extensão do Câmpus Goiânia que visa estimular o interesse de meninas em temáticas relacionadas a STEAM (acrônimo em inglês para as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e oportunizar que se habituem ao serviço 4.0 a partir de oficinas criativas e customizadas, com o intuito de diminuir com a visão estereotipada das áreas de exatas, tendo como ferramentas tecnologias da Economia 4.0. Ele é desenvolvido em escolas públicas estaduais e municipais em Goiás, tendo como coordenador o professor do Câmpus Goiânia, Carlos Roberto da Silveira Júnior.

A aluna selecionada atuará no projeto, no turno vespertino, enquanto instrutora. Sua responsabilidade será preparar e ministrar atividades de iniciação tecnológica em sintonia com as orientações da coordenação do projeto. Dentre as ações a ser desenvolvidas estão: desenvolvimento e aplicação de oficinas interdisciplinares de robótica educacional; montagem e testagem de robôs; participação de reuniões semanais sobre o andamento do projeto; produção de artigo científico vinculado à temática e aos referenciais teóricos-metodológicos da ação de extensão; documentação das atividades desenvolvidas; apresentação de relatório técnico, segundo as diretrizes estabelecidas pelo Instituto Federal do Espírito Santo, a serem indicadas pelo coordenador do projeto.

Os recursos para pagamento das bolsas vieram da seleção do projeto de extensão no Edital nº 03/2020 do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) de apoio à iniciação tecnológica com foco na Economia 4.0. Os valores são do IFES e de sua responsabilidade.

Seleção

Podem se inscrever na seleção simplificada alunas que estejam cursando, no mínimo, o segundo período das Engenharias de Controle e Automação, Elétrica ou Mecânica. É preciso ainda ter disponibilidade para atuar no período vespertino e disponibilizar de 20 horas semanais para a jornada de atividades compreendidas pela ação de extensão.

Para se inscrever, é preciso acessar a página Editais de Bolsistas do Câmpus Goiânia e anexar a ficha de inscrição; cópia legível e atualizada do histórico escolar (emitido pela Coordenação de Recursos Acadêmicos e Escolares ou pela própria candidata na plataforma Q-Acadêmico); tabela de pontuação curricular (Anexo II) preenchida e convertida em .pdf; certificados, declarações, cópias e outros documentos comprobatórios da pontuação curricular, que deverão estar em um único arquivo digitalizado em formato .pdf . Caso não seja anexado a comprovação curricular, será atribuída nota zero para esta etapa.

A seleção consistirá em análise do coeficiente de rendimento acadêmico, 30 pontos; análise curricular, 30 pontos; e entrevista, 40 pontos, que será realizada pelo professor coordenador do projeto STEAM4Girls por meio do Google Meet, no dia 13 de agosto, em horários a ser combinado com as candidatas. Apenas as 10 primeiras classificadas na somatória de pontos obtidos pela verificação do rendimento acadêmico e pela análise curricular serão convocadas para a entrevista.

O resultado preliminar da seleção será publicado na página Editais de Bolsistas no dia 16 de agosto, com prazo para recurso no dia 17. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 18 de agosto.

Confira mais informações na Chamada Pública Simplificada 18/2021 do Câmpus Goiânia.

Inscreva-se entre os dias 2 e 8 de agosto.

Confira mais informações sobre o projeto de extensão STEAM4Girls do Câmpus Goiânia.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.