Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Equipe de Psicologia da CAE promove atividades visando acolhimento e troca de experiências
Início do conteúdo da página
ALUNO

Equipe de Psicologia da CAE promove atividades visando acolhimento e troca de experiências

Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 18h16 | Última atualização em Segunda, 04 de Outubro de 2021, 11h20

Ações são voltadas a estudantes do Câmpus Goiânia e serão realizadas pelo Google Meet

Ações iniciam no final do mês de setembro e seguem durante o segundo semestre 2021/2
Ações iniciam no final do mês de setembro e seguem durante o segundo semestre 2021/2

Estudantes do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) já podem se inscrever para participar das ações organizadas pela equipe de Psicologia da Coordenação de Assistência ao Estudante (CAE). A primeira delas, Escuta Ativa, trata-se da continuação de atendimentos pontuais a discentes durante o ensino remoto emergencial. Há ainda os projetos Rodas de Conversa - Sentimentos não entram em quarentena, Oficina de Orientação Profissional e Arte em Cena: a arte como reinvenção da vida. Além dessas atividades, haverá também uma roda de conversa especial com a família, com a professora de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Jordana Balduíno.

As ações visam proporcionar acolhimento e escuta a estudantes no período de pandemia e de atividades acadêmicas remotas no Câmpus Goiânia. A equipe de psicologia da CAE é formada pela psicóloga Cíntia Campos e pelos estagiários Amanda, Jordana e Gabriel.

Cada atividade demanda inscrições em formulários específicos. Os participantes das oficinas receberão certificados de horas complementares.

Escuta Ativa

Para participar da ação Escuta Ativa, é preciso se inscrever pelo formulário online, utilizando e-mail institucional, e agendar dia e horário. Os atendimentos serão pelo Google Meet e a cada novo atendimento será necessário uma inscrição.

Iniciado desde a adoção do ensino remoto emergencial, a Escuta Ativa proporciona acolhimento, compartilhamento de experiências e reflexões por meio dos atendimentos. Segundo a psicóloga Cíntia Campos, a escuta é diferente de uma sessão de psicoterapia, que tem caráter contínuo. Ela explica que a Escuta Ativa funciona como um plantão, de forma breve e pontual.

De acordo com Cíntia, o intuito da atividade é desenvolver interações psicossociais, contribuindo com a comunidade acadêmica nos debates e reflexões sobre os processos educativos no contexto pandêmico. “Entendemos que esse é um momento delicado, em que as vulnerabilidades se acirram e o cuidado torna-se ainda mais urgente”, completa.

O contato com a equipe de psicologia da CAE é cae.psi.ifg@gmail.com 

 

Oficina de Estudos

No dia 29 de setembro, a equipe de Psicologia da CAE convida a psicóloga Débora Damacena, mestranda em Psicologia da Universidade Federal de Goiás, para ministrar uma oficina voltada a todos os estudantes do Câmpus Goiânia. Na ocasião, Débora vai abordar as diferentes possibilidades de organização de estudo, com objetivo de auxiliar os discentes durante as atividades do ensino remoto no contexto pandêmico.

Para participar, basta se inscrever pelo formulário online https://forms.gle/4RBkvfG3BNaVMZLQ9 . O evento será pelo Google Meet e o endereço da sala será enviado por e-mail aos inscritos.

 

Arte em cena: a arte como reinvenção da vida

O projeto será realizado toda segunda-feira, a partir do dia 4 de outubro, das 15h ás 16h30, pelo Google Meet. Abertas a todos os alunos do Câmpus Goiânia, as atividades serão no formato de roda de conversa e têm o objetivo de contribuir com a formação integral dos participantes, promover discussões e reflexões sobre a arte e como ela pode estar relacionada ao autoconhecimento e enfrentamento de inseguranças.

Serão quatro encontros: Introdução histórica da arte e seus usos como ferramenta de comunicação subjetiva; Música e Identidade: A busca pelo autoconhecimento; Prosa e vida: A escrita da superação e Imagens, sentimentos e comunicação.

As inscrições devem ser realizadas pelo formulário: https://forms.gle/qXx94rfX2xjBLbaC6  (inscrição única para os quatro encontros)

 

Oficina Sentimentos não entram em quarentena

Serão cinco encontros em formato de rodas de conversa, promovendo um espaço seguro de discussão, trocas de experiência e apoio mútuo entre os participantes. O objetivo do projeto é contribuir com a formação integral dos estudantes, fomentando discussões acerca das emoções e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo no contexto de pandemia de Covid-19 e seus desafios.

Os encontros serão sempre às quartas-feiras, iniciando no dia 6 de outubro, das 15h às 16h30, pelo Google Meet. Os temas a ser abordados são: Sentimentos não entram em quarentena, O que eu sinto não é frescura!; Eu consigo ignorar o que eu sinto?; Não consigo estudar, a culpa é minha?; Vínculos e pandemia.

As inscrições estão abertas para alunos dos cursos do Câmpus Goiânia pelo link https://forms.gle/RgVqH8ZT2mWxhEJv6  (inscrição única para os cinco encontros).

 

Oficina de Orientação Profissional

A partir do dia 7 de outubro, sempre às quintas-feiras, a equipe de Psicologia da CAE promoverá as oficinas de Orientação Profissional. O objetivo é contribuir com a formação pessoal dos participantes e apresentar estratégias que propiciem autoconhecimento e percepção. Serão cinco encontros que se propõem a mostrar aspectos da realidade de trabalho de algumas profissões, a partir do interesse dos participantes.

Para participar, é preciso fazer inscrição pelo link https://forms.gle/AP3QvwB29yzL83v36  .

 

Roda Adolescência e família: fragilidades da pandemia

A atividade será realizada no dia 19 de outubro, às 19 horas, pelo Google Meet. A roda de conversa será mediada pela professora Jordana Balduíno, da Universidade Federal de Goiás. A ação visa promover um espaço de acolhimento e discussão acerca dos desafios impostos pela pandemia à família e aos alunos. Com as atividades remotas o espaço profissional e pessoal se confunde, bem como a convivência se torna mais próxima. Além disso, o contexto pandêmico pode trazer à tona conflitos e fragilidades, tanto dos alunos, quanto dos familiares e/ou responsáveis.

Para participar, basta se inscrever pelo link https://forms.gle/AJeSh7kDPQ1gqiVz9 

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG. 

 

Fim do conteúdo da página