Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes são medalhistas na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais
Competição

Estudantes são medalhistas na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais

Publicado: Quinta, 28 de Outubro de 2021, 15h46 | Última atualização em Quinta, 11 de Novembro de 2021, 15h10

A competição dos Institutos Federais reuniu quase 4 mil estudantes

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás continua bem representado em disputas que reúnem estudantes de diversas instituições nacionais. Na semana passada, alunos foram premiados na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e, no início desta semana, mais 5 alunos foram premiados na 4ª Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF). Nesta última competição, os estudantes do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Eletrônica conquistaram medalhas de ouro e bronze.

A Olimpíada de Matemática das Instituições Federais contou com a participação de 3.972 competidores, sendo 140 estudantes de Goiás, representando os 14 câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG) e os 12 câmpus do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Do Câmpus Goiânia do IFG, dois estudantes receberam medalha de ouro: Enzo Morato de Assis Machado (3º ano) e Matheus Guilherme de Oliveira Moreno (4º ano ). Outros três estudantes receberam medalha de bronze: Fábio Martins Cardoso (3º ano), Paulo Roberto de Almeida (3º ano) e Victor Gabriel Haruo Iwamoto (2º ano).

A Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) ocorreu em duas fases virtuais, sendo encerrada no último dia 24 de outubro. Na primeira fase, os estudantes realizaram uma prova online; na segunda etapa, a competição ofertou palestras, minicursos, oficinas e atividades culturais entre outras.

A organização local para participação na 4ª Olimpíada de Matemática das Instituições Federais foi realizada pelo professor Rogério da Silva Cavalcante e contou também com o apoio do servidor Leone de Morais Nogueira, intérprete de LIBRAS, garantindo mais acessibilidade e inclusão nas competições da olimpíada.

A ideia de desenvolver uma olimpíada de Matemática que permitisse a participação de estudantes vinculados à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica partiu de um projeto de extensão, desenvolvido pelos professores Renato Machado Pereira e Manuel Messias da Silva, ambos do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Atualmente, o projeto se desenvolve no âmbito da parceria entre IFSULDEMINAS (Campus Muzambinho), IFRN (Campus Natal-Central) e IFSP (Campus São João da Boa Vista) e conta com a colaboração de servidores de outros Institutos Federais. A comissão organizadora objetiva fazer a OMIF como projeto comunitário da Rede Federal.

Saiba mais sobre a Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF): https://omif.com.br/

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.