Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aberto prazo para reabertura, renovação e trancamento de matrículas
Matrículas 2024/1

Aberto prazo para reabertura, renovação e trancamento de matrículas

Publicado: Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 11h48 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 13h45

Informações sobre os prazos estão disponíveis no calendário acadêmico 2024 do câmpus

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Gerência de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino (GAAAE), informa os períodos de reabertura, renovação e trancamento de matrículas para os alunos veteranos dos cursos técnicos e superiores da unidade para o primeiro semestre letivo de 2024.

Consulte o Calendário Acadêmico 2024 do Câmpus Goiânia

De acordo com o Calendário Acadêmico 2024 do Câmpus Goiânia, o período de renovação de matrícula vai de 1º a 16 de fevereiro de 2024 e vale para todos os estudantes do câmpus. A renovação de matrículas é realizada exclusivamente pelo sistema Q-Acadêmico.

No mesmo período, de 1º a 16 de fevereiro de 2024, ocorre também a reabertura de matrículas para os estudantes que estão com as matrículas trancadas. Já para  solicitar o trancamento de matrícula, o prazo segue de 1º de fevereiro a 11 de março de 2024. Para reabrir ou trancar a matrícula, o estudante deverá requisitar abertura de processo no atendimento presencial do Setor de Protocolo do Câmpus, de segunda a sexta das 7h às 19h, ou pelo e-mail: protocolo.goiania@ifg.edu.br.

Cursos superiores

Além da renovação de matrícula entre os dias 1º e 16 de fevereiro de 2024 pelo sistema Q-Acadêmico, os estudantes dos cursos superiores do Câmpus Goiânia precisam também escolher as disciplinas que desejam cursar no primeiro semestre letivo de 2024. A escolha de disciplinas é feita pelo estudante diretamente no sistema Q-Acadêmico, conforme as seguintes datas:

1ª Etapa - Curso de Origem - 15/02 a 18/02
2ª Etapa - Curso de Origem - 19/02 a 21/02
3ª Etapa - Curso de Origem equivalentes - 22/02 a 25/02
4ª Etapa - Curso de Origem e equivalentes - 26/02 a 28/02
5ª Etapa - Curso de Origem e equivalentes - 29/02 a 03/03
6ª Etapa - Curso de Origem e equivalentes - 04/03 a 10/03

A GAAAE adverte os estudantes para que fiquem atentos às etapas de pedidos de disciplinas, pois a matrícula somente será efetivamente renovada quando o estudante for aceito, no mínimo, em uma disciplina solicitada.

A cada etapa da renovação de matrícula, o estudante do curso superior deverá verificar se seu nome foi inserido em algum diário. Por exemplo, se ao final da 1º etapa de matrícula (15/02 a 18/02), o aluno não obtiver nenhum pedido confirmado, isso indica que ele não foi aceito na disciplina pretendida. A orientação, neste caso, é para que o discente faça novamente seus pedidos de disciplinas conforme disponibilidade em cada etapa de renovação de matrícula.

Para a escolha das disciplinas, a orientação é para que os alunos dos cursos superiores consultem a grade curricular de seu respectivo curso, observando os pré-requisitos e equivalências existentes. As grades estão disponíveis no Portal do IFG no link do Guia de Cursos: http://cursos.ifg.edu.br/local/CP-GOIANIA/campus.

Durante o período de escolha de disciplinas, entre os dias 15 de fevereiro e 10 de março, o discente do curso superior deve incluir ou retirar disciplinas diretamente no sistema Q-Acadêmico. Não serão atendidos chamados por outros canais para estes procedimentos e nem realizados ajustes manuais nos departamentos de áreas acadêmicas. O comunicado expedido pela gerência também alerta sobre as condições em que os estudantes passam a ser considerados como evadidos dos cursos.

Leia o comunicado da GAAAE

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG