Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia abre inscrições para curso de Libras

Câmpus Goiânia abre inscrições para curso de Libras

Publicado: Sexta, 19 de Janeiro de 2024, 12h12 | Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 08h36

São 30 vagas, sendo 24 para a comunidade externa. Objetivo é capacitar participante para se comunicar e promover inclusão por meio da Língua Brasileira de Sinais

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com dados do Censo Escolar 2022, dos 47,3 milhões de estudantes matriculados na rede básica de educação, mais de 61 mil possuem algum grau de surdez. Pelo levantamento feito pelo IBGE, o Brasil conta com mais de 10 milhões de pessoas surdas, seja a deficiência leve, moderada, severa ou profunda. Pensando nisso, o Câmpus Goiânia abre inscrições para o curso de extensão Surdez e Libras – aspectos teóricos e práticos. São 30 vagas disponíveis, sendo 24 para a comunidade externa e 6 para estudantes e servidores do câmpus. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 21 de fevereiro.

Acesse a página de curso de extensão e inscreva-se

O curso, que é de graça, tem o objetivo de promover o entendimento sobre a identidade e da cultura surda na perspectiva de possibilitar a comunicação básica com pessoas com deficiência auditiva por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros métodos. As aulas são presenciais, às terças e quintas-feiras, entre as 13h30 e 15 horas, no Câmpus Goiânia, localizado na Rua 75, número 46, Centro. As atividades do curso iniciarão em 5 de março, com previsão de término em 20 de junho, totalizando 60 horas.

A formação será por meio de aulas expositivas e interativas, fazendo o uso de vários vídeos em Libras que mostram situações reais que os estudantes podem passar. Os cursistas terão acesso a conteúdo eclético que revela a regionalização dos sinais e o respeito a ser apresentado às diferenças. A ideia é colaborar com a formação para que o participante da ação de extensão se comunique com mais facilidade com pessoas surdas, auxiliando-as com essa necessidade específica ou sendo multiplicadores da formação.

Os participantes que realizarem o curso na íntegra receberão certificados de 60 horas.

Inscrições

Podem participar da seleção pessoas das comunidades interna ou externa que tenham 18 anos ou mais. As inscrições serão realizadas mediante preenchimento do formulário disponível na página de Cursos de Extensão do Câmpus Goiânia. O prazo é até 21 de fevereiro.

Os candidatos serão selecionados por sorteio eletrônico, que será realizado no dia 26 de fevereiro, às 14 horas, e poderá ser acompanhado pelos inscritos por meio do Google Meet – o link será enviado ao e-mail registrado no momento da inscrição.

A lista da ordem dos classificados e lista de espera será divulgada no dia 26 de fevereiro, até as 19 horas. O prazo de matrícula dos convocados em primeira chamada será de 27 a 29 de fevereiro, podendo haver uma divulgação referente à segunda chamada no dia 1º de março, caso haja vaga ociosa.

Confira mais informações sobre a chamada pública.

Qualquer dúvida, basta entrar em contato com a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia pelo telefone 3227-2884 ou gepex.goiania@ifg.edu.br  .

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia