Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Trabalhadores terceirizados participam de palestra sobre saúde mental e gestão de conflitos
CAPACITAÇÃO

Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 16h37 | Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 08h36

Ação é uma iniciativa da Coordenação de Assistência ao Servidor do Câmpus Goiânia

Palestra ocorreu nos turnos matutino e vespertino, na Cinemateca do Câmpus Goiânia, e contou com a participação de 60 colaboradores

A Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS) do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou nesta segunda-feira, 29 de janeiro, mais uma edição da capacitação voltada aos trabalhadores terceirizados que atuam na instituição. O evento tem o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização desses colaboradores que contribuem com a manutenção e preservação do câmpus.

Nesta edição, a capacitação contou com palestra da psicóloga da CAS, Rose Helen Shimabuku, que abordou o tema “Saúde mental e gestão de conflitos”. O evento reuniu os novos contratados e trabalhadores terceirizados que já atuam no câmpus há algum tempo.

Rose Shimabuku iniciou a atividade pedindo para que todos se apresentassem e, em seguida, contou uma breve história da Instituição, que iniciou em 1909, com a Escola de Aprendizes e Artífices, ainda na Cidade de Goiás; passando pela sua instalação em Goiânia em 1942, enquanto Escola Técnica de Goiânia; que passou a se chamar Escola Técnica Federal de Goiás, em 1965; Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO); até chegar a Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás, em 2008.

Durante a palestra, os colaboradores puderam se informar sobre as oportunidades nos campos do ensino e da extensão que estão disponíveis a toda comunidade e, claro, a eles no Câmpus Goiânia, como os cursos regulares da Instituição e aqueles dedicados à extensão, como é o caso do curso Surdez e Libras, com foco no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, e Manutenção e Conservação Predial para Mulheres.

Em seguida, Rose falou sobre como a autopercepção pode auxiliar em ações que promovam o autocuidado, no sentido de promover o bem-estar e, consequentemente, ajudar a driblar a ansiedade e o estresse ocasionado pela vida acelerada – repleta de informações vindas dos aparelhos celulares e atribulada pelas consequências socioeconômicas pós-pandemia de Covid-19.

De acordo com a psicóloga, é importante procurar intencionalmente atividades que promovam algo positivo para a mente, seja ouvir uma música que gosta ou ver um programa, filme, série ou desenho que remeta a alguma época da vida que traga aconchego. “Isso é autocuidado. É voltar o olhar para si e sair do automático. O autocuidado envolve autopercepção. O automático promova angústia e ansiedade”, explica.

A capacitação é promovida periodicamente pela CAS do Câmpus Goiânia, com o intuito de aproximar os trabalhadores terceirizados à Instituição e evidenciar a importância do trabalho desenvolvido por eles para a conservação do câmpus e desempenho de suas atividades.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia