Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aulas para estudantes dos cursos técnicos marcam o início das atividades letivas no Câmpus Goiânia
Aulas 2024

Publicado: Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 13h04 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2024, 17h11

A equipe gestora do Câmpus Goiânia recepcionou os ingressantes dos cursos técnicos no Teatro do IFG no primeiro dia de aula

Recepção aos alunos ingressantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia foi realizada na manhã de hoje, 19, no Teatro do IFG.

Na manhã desta segunda-feira, 19 de fevereiro, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) deu início às atividades letivas para os estudantes ingressantes e veteranos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Pela manhã, os alunos novatos dos cursos técnicos integrados foram recepcionados pela equipe gestora, no Teatro do IFG, e posteriormente participaram da acolhida junto às coordenações dos cursos. A programação de acolhida aos ingressantes dos cursos técnicos prossegue hoje, às 19 horas, com as turmas do técnico subsequente e do técnico integrado da modalidade de educação de jovens e adultos (EJA).

Na acolhida realizada pela manhã no Teatro do IFG, a diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, saudou os mais de 200 alunos ingressantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A professora Adriana dos Reis Ferreira orientou aos estudantes para que aproveitem as oportunidades ofertadas pela Instituição. “Espero que aproveitem esse câmpus de possibilidades. Pode parecer muito tempo de curso, pois nossos cursos técnicos integrados ao ensino médio do câmpus são de quatro anos, mas é importante eles saberem que não estão perdendo, e sim ganhando conhecimento”, frisou a diretora-geral. Outro ponto frisado pela diretora-geral aos novatos foi sobre a importância de preservar o espaço do Câmpus Goiânia, que é um patrimônio público.

Impressões dos ingressantes

Esse primeiro dia de aula e de acolhimento trata-se do momento em que muitos alunos ingressantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio elaborem as suas impressões iniciais e expectativas sobre a Instituição e também estabeleçam os primeiros contatos com colegas e professores. Dentre as ingressantes, estavam as alunas do curso técnico integrado em Controle Ambiental, Maria Fernanda Nunes, Isabela Cristina Costa Frazão e Anna Gabriela Moraes, que formaram um trio de amizade já no primeiro dia de aula.

As estudantes ingressantes do curso técnico integrado em Controle Ambiental:  Anna Gabriela Moraes, Isabela Cristina Costa Frazão, Maria Fernanda Nunes.

Em sua primeira vez no Câmpus Goiânia do IFG, a aluna ingressante no curso técnico integrado em Controle Ambiental, Maria Fernanda Nunes, disse que buscava informações sobre a Instituição desde o ano passado. “Estou bastante animada com o curso. Eu senti que há bastante diferença com as outras escolas”. Para ela, a principal distinção está no fato da autonomia conferida aos estudantes do ensino médio, isto é, não há exigência do uso de uniforme, bem como não há restrição de acesso ao prédio da unidade, alguns aspectos que conferem maior liberdade aos discentes e também requer maior responsabilidade.

Isabela Cristina Costa Frazão, aluna ingressante do curso técnico integrado em Controle Ambiental, comenta que mora em Senador Canedo e se impressionou com as diferenças entre o ensino médio no IFG e nas outras escolas. “Para mim, isso é uma experiência muito boa e diferente”, pontuou a estudante.

Outra aluna ingressante do curso técnico integrado em Controle Ambiental, Anna Gabriela Moraes, comentou sobre a sua primeira impressão sobre o Câmpus Goiânia. “Estou achando ótimo, nem parece de verdade. Os projetos, a liberdade ao estudante, achei tudo isso incrível.” Sobre a escolha do curso, ela explica que decidiu pelo técnico integrado em Controle Ambiental, porque sua irmã fez esse curso há alguns anos e isso a motivou a também cursar a mesma área.

Ingressante no curso técnico integrado em Instrumento Musical, o aluno Gabriel Cândido Batista, disse que veio da escola militar e sentiu muita diferença nesse primeiro dia de aula. “Estou muito ansioso para começar a estudar e como é o método de ensino, que é bem diferente da minha escola antiga”, ressalta o estudante. Ele está animado para começar as aulas de trompa, instrumento musical que ele já toca.

Aluno ingressante no curso técnico integrado em Instrumento Musical, Gabriel Cândido Batista, disse estar ansioso em seu primeiro dia de aula.

Em seu primeiro dia de aula, outro ingressante Matheus Moreira, aluno do curso técnico integrado em Eletrônica, ressalta que suas expectativas são altas em relação ao curso. Ele disse que é a segunda vez que tenta ingressar no Câmpus Goiânia do IFG, pois no ano passado ele foi selecionado no processo seletivo, mas por conta de alguns erros na entrega da documentação de matrícula, não conseguiu ingressar na Instituição. Assim, ele acabou cursando o primeiro ano do ensino médio em outra escola. “Eu vim por conta dos professores do ensino fundamental terem me incentivado e minha mãe”, comenta Matheus.

Além da recepção aos ingressantes, as aulas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio começaram também para os estudantes veteranos. Ainda nesta segunda-feira, dia 19, ocorrerá também uma recepção aos alunos calouros dos cursos técnicos integrados na modalidade da educação de jovens e adultos e subsequentes, às 19 horas, no Teatro do IFG.

As aulas para os estudantes dos cursos superiores do Câmpus Goiânia começarão no dia 26 de fevereiro, conforme Calendário Acadêmico 2024.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.