Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Palestra de abertura da IV Semana de Engenharia e Tecnologia do IFG enfatiza o uso de energias renováveis
Evento

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 12h42 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 08h22

O evento segue até sábado, 11, com palestras, minicursos e exposições no Câmpus Goiânia.

Professor do IFG - Câmpus Goiânia, José Luis Domingos, abriu a programação da Semana com palestra sobre eficiência energética e fontes de energias renováveis.

Estudantes dos cursos técnicos e superiores vinculados ao departamento de áreas acadêmicas 4 se reúnem na IV Semana de Engenharia e Tecnologia do IFG – SET , que ocorre de 6 a 11 de novembro, no Câmpus Goiânia do IFG. Os participantes do evento foram recepcionados na manhã desta segunda, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia, ao som do Quarteto de Fagotes, grupo musical que reúne estudantes do técnico integrado em Instrumento Musical. A palestra de abertura da Semana foi realizada pelo professor do Câmpus Goiânia, José Luis Domingos, que proferiu a exposição de tema: Eficiência Energética e Geração Distribuída no Contexto das Energias Renováveis, no teatro.

Na palestra, professor José Luis Domingos apresentou dados sobre as matrizes energética e elétrica no Mundo e no Brasil. O docente repercutiu sobre a necessidade de cada vez mais engenheiros e demais pesquisadores buscarem soluções para a diversificação na matriz energética nacional, especialmente, incentivando o uso de fontes renováveis de energia. “O recorrente discurso sobre energia renovável não é só porque é bonito, mas porque se a gente não mudar o consumo do petróleo como principal fonte de matriz energética mundial estamos inviabilizando a nossa sobrevivência no planeta”.

O pesquisador José Luis Domingos, que integra o projeto de pesquisa e desenvolvimento Eficiência Energética e Minigeração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, apresentou também informações sobre a execução do estudo no IFG. Em sua exposição, o pesquisador demonstrou que já foram realizados levantamentos sobre o consumo energético no Câmpus Goiânia. A próxima etapa do projeto é a de que haja a substituição dos atuais dispositivos de iluminação por outros dispositivos que consumam menos energia, por exemplo, com a total substituição das tradicionais lâmpadas pelas de LED. “Isso vai solicitar uma demanda menor de energia por parte da concessionária e o efeito imediato disso é a redução na conta de energia”, explica o professor. Posteriormente, o projeto prevê a implantação de uma usina de energia solar fotovoltaica no IFG.

A abertura da Semana, no Teatro do IFG, contou com a participação da diretora-geral do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães, e do chefe de departamento de áreas acadêmicas 4, professor Hipólito Barbosa, na mesa diretiva. Segundo o professor e um dos organizadores do evento, Hipólito Barbosa, o objetivo com o evento é trazer para os estudantes palestrantes de renome nacional e também apresentar pesquisas e projetos executados no Câmpus Goiânia. “Na semana, vamos mostrar o que os nossos alunos estão realizando, por exemplo, o projeto BAJA, o GynBoT. É uma grande semana, que reúne cinco coordenações e nove cursos entre técnicos e superiores, numa programação que contará com minicursos, palestras e exposições”.

Confira a programação completa da Semana de Engenharia e Tecnologia do IFG no site do evento.

Veja mais fotos do evento na página do IFG - Câmpus Goiânia no Facebook.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.