Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Proen disponibiliza Diagnóstico dos Processos Seletivos dos Cursos Técnicos Integrados para a comunidade acadêmica
ensino

Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2023, 15h35 | Última atualização em Terça, 11 de Julho de 2023, 15h03

Depois dessa divulgação, o documento será encaminhado à secretaria do Conselho Superior do IFG

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Pró-Reitoria de Ensino, disponibilizou o Diagnóstico dos Processos Seletivos dos Cursos Técnicos Integrados. O documento pode ser acessado no link: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/34100/DIAGN%C3%93STICO%20-%20cursos%20t%C3%A9cnicos%20integrados%20EM.pdf . Depois dessa divulgação para a comunidade, o documento será encaminhado à secretaria do Conselho Superior do IFG para que, a partir de parecer elaborado no âmbito da Câmara Consultiva de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Consup, órgão máximo da Instituição, possa definir a forma de ingresso para os cursos técnicos integrados.

A elaboração do Diagnóstico dos Processos Seletivos dos Cursos Técnicos Integrados está prevista na Resolução 108/2021 - REI-CONSUP/REITORIA/IFG, que aprovou a Política de Ingresso dos cursos técnicos integrados, subsequentes, superiores de Graduação e de formação especial, presenciais e a distância do IFG. Conforme o artigo 8º, parágrafo 3º, a decisão da forma de ingresso será realizada após consulta pública e diagnóstico coordenado pelo Centro de Seleção.

Segundo a Pró-Reitora de Ensino, Maria Valeska, “o diagnóstico buscou apresentar dados relativos aos processos seletivos para os cursos técnicos integrados do IFG e suas possíveis relações com a permanência e êxito dos estudantes, a partir de um estudo preliminar sobre a relação entre o acesso, ingresso e as dimensões constitutivas da trajetória do estudante. Tais dados, analisados a partir dos princípios institucionais e da democratização do acesso à educação escolar, subsidiarão a definição da forma de ingresso para os cursos técnicos integrados para os próximos três anos.”

Elaboração

O documento “Diagnóstico dos processos seletivos dos cursos técnicos integrados do IFG” foi elaborado por Grupo de Trabalho constituído por meio das Portarias 1248 – REITORIA/IFG, de 16 de maio de 2023 e 1458 – REITORIA/IFG, de 13 de junho de 2023, coordenado pelo Centro de Seleção/PROEN, conforme previsto na Política de Ingresso e composto por representantes da Câmara de Ensino, das Coordenações/Gerência de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino, do Centro de Seleção, das Coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente, da PROEX/Diretoria de Ações Sociais, da PROEN/Diretoria de Políticas de Educação Básica e Superior Diretoria de Gestão Acadêmica e da Coordenação de Expedição e Registro de Diplomas.

De acordo com a professora Maria Valeska, “considerando que a Política de Ingresso não estabelece a metodologia a ser adotada, o Grupo de Trabalho definiu as seguintes etapas a serem desenvolvidas:  Realização de reuniões periódicas para estudos e definição das bases conceituais de análise; Realização da Consulta Pública; Aplicação de questionários para as equipes multidisciplinares, para os gestores e para os docentes que atuam nos cursos de ensino médio integrado; Elaboração do Diagnóstico; Publicização do documento “Diagnóstico dos processos seletivos dos cursos técnico integrados do IFG” à comunidade acadêmica; Envio do Diagnóstico à secretaria do Conselho Superior/CONSUP do IFG.

Metodologia

A metodologia de construção do documento previu o cotejamento de um conjunto de dados relativos à ocupação das vagas a partir das políticas afirmativas, especificamente em relação à condição econômica e/ou étnico racial e origem escolar. Em relação à permanência e êxito dos estudantes, para fins de análise, foram definidos os seguintes grupos: GRUPO 1 – alunos ingressantes em 2015/2016/2017 com processo seletivo mediante aplicação de provas e que não tiveram nenhum ano letivo por meio do Sistema Emergencial de Ensino em função da pandemia de COVID 19; GRUPO 2 – alunos ingressantes em 2018/2019/2020/2021 e que tiveram, no mínimo, um ano letivo por meio do Sistema Emergencial de Ensino em função da pandemia de COVID 19 GRUPO 3 – alunos ingressantes em 2022/2023 com processo seletivo mediante aplicação de sorteio e que não tiveram nenhum ano letivo por meio do Sistema Emergencial de Ensino em função da pandemia de COVID 19.

Segundo a pró-reitora Maria Valeska, “é importante destacar que a metodologia adotada considerou como referência fundamental para análise dos dados os princípios institucionais previstos no PPPI, no PDI, na LDB 9394/96 e na Lei de criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Lei 11.892/2008”.

Na metodologia definida pelo Grupo de Trabalho, a Consulta Pública se caracterizou como instrumento para levantamento de subsídios para a elaboração do Diagnóstico. A consulta pública, conforme pode ser observado no documento, é parte do Diagnóstico dos processos seletivos e objetivou colher a opinião da comunidade acadêmica sobre os princípios institucionais relativos à democratização do acesso e suas relações com as formas de ingresso.

Acesse o documento.

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.