Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reunião define metas do Câmpus Inhumas para os próximos 3 anos
Início do conteúdo da página
Planejamento Estratégico

Reunião define metas do Câmpus Inhumas para os próximos 3 anos

Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2018, 15h58 | Última atualização em Quarta, 26 de Setembro de 2018, 18h48

Para 2018, por exemplo, a meta é fechar o ano com 518 matrículas equivalentes registradas

 

Reunião discutiu planejamento para os próximos anos
   Reunião discutiu planejamento para os próximos anos

Durante reunião com servidores realizada ontem, 29 de agosto, na sala S-301, foram definidas ações e metas que o IFG-Câmpus Inhumas deve alcançar nos próximos três anos. A reunião foi conduzida pelo diretor-geral, professor Luciano dos Santos. Na parte inicial, em que foram apresentados os informes, também fizeram uso da palavra o gerente de Administração, Tomil Pereira Kikumori; a chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA), professora Thaisa Lemos de Freitas Oliveira, e a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), professora Lorenna Silva Oliveira Costa.  

Dando continuidade à proposta de elaborar um Plano de Gestão Estratégica Escolar (PGEE), o professor Luciano apresentou sugestões de ações e atividades que foram votadas pelos servidores que compareceram à reunião. Para 2018, por exemplo, a meta é fechar o ano com 518 matrículas equivalentes registradas no Câmpus Inhumas, o que representa um aumento de 25% em relação aos números de 2017 (414 matrículas), de acordo com a Plataforma Nilo Peçanha, ferramenta que reúne estatísticas para análise de dados e indicadores da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica do Brasil.  

Entrada

Nos últimos meses, destacou o diretor-geral, foram criados cinco cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) e duas especializações, sendo uma delas já aprovada pelo Conselho Superior do IFG (Consup). Além disso, a reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos, para sanar sombreamentos e lacunas, segue em andamento. No primeiro semestre de 2018, a entrada de estudantes nos cursos técnicos integrados foi ampliada em 20%, fazendo com que as turmas começassem com 36 alunos este ano. O Conselho de Câmpus (Concâmpus) aprovou, para 2019-1, uma turma extra do curso Técnico em Informática para a Internet, ampliando a oferta para 60 vagas. 

Professora Thaisa: reformulação dos projetos pedagógicos
   Professora Thaisa: reformulação dos projetos pedagógicos

O professor Luciano também comentou sobre o sucesso do Passeio Ciclístico do IFG-Câmpus Inhumas, realizado no início deste mês, e que foi uma atividade de visibilidade escolhida pela comunidade em reuniões anteriores. Outro ponto destacado pela gestão foi a implementação de ações para diminuir a dependência e a evasão de alunos, medida que deve ser fortalecida nos próximos anos, conforme a votação realizada na reunião de ontem. 

A proposta da Direção-geral é que, até o final do ano, o Plano de Gestão Estratégica Escolar (PGEE) seja concluído, já com os planos específicos que abordarão a gestão de vários setores do câmpus. Em breve, as comissões envolvidas neste trabalho iniciarão o levantamento de informações. "Precisamos fazer o planejamento de ações para os próximos anos e estabelecer as metas que pretendemos alcançar. É uma projeção, não sabemos se tudo isso vai acontecer. Mas é um trabalho fundamental para a gestão", afirmou o professor Luciano.

De acordo com as votações realizadas durante a reunião, as metas do IFG-Câmpus Inhumas para os próximos anos são as seguintes:

Para 2019

 - Aumentar em, pelo menos, 35% o número de matrículas equivalentes em relação a 2017 (chegando a 558 matrículas);

 - Abrir três cursos de Extensão e/ou cursos FICs;

- Desenvolver três ações de visibilidade e pertencimento: IFG Cidadania; Feira Integrada de Ciências e 2º Passeio Ciclístico;

- Abrir turmas extras dos cursos Técnicos Integrados em Informática para Internet (já aprovada no Concâmpus) e também no de Química;

- Avaliar as ações para diminuir dependência e evasão e trabalhar com a perspectiva de diminuí-las. 

 

Para 2020

 - Aumentar em, pelo menos, 45% o número de matrículas equivalentes em relação a 2017 (chegando a 600 matrículas); 

- Abrir quatro cursos de Extensão e/ou cursos FICs;

- Ofertar mais um curso Técnico Integrado (estudos sobre essa ação devem ter início ainda em 2019);

- Manter duas ações de visibilidade para o Câmpus;

- Manter as ações para diminuir dependência e evasão escolar; 

 

Para 2021

- Aumentar em, pelo menos, 50% o número de matrículas equivalentes em relação a 2017 (chegando a 621 matrículas); 

- Abrir dois cursos de Extensão e/ou cursos FICs;

-  Manter duas ações de visibilidade para o Câmpus;

- Manter as ações para diminuir dependência e evasão escolar; 

- Ofertar um curso de mestrado. 

 

  

Fim do conteúdo da página