Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus realiza empréstimo de computadores aos estudantes
Conectividade

Câmpus realiza empréstimo de computadores aos estudantes

Publicado: Sexta, 21 de Agosto de 2020, 17h16 | Última atualização em Terça, 08 de Setembro de 2020, 08h40

Objetivo é garantir que os alunos tenham condições de participar do Ensino Remoto que inicia semana que vem

Máquinas emprestadas são de um dos Laboratórios de Informática do Câmpus Itumbiara

Alunos classificados nos editais de Conectividade do IFG Câmpus Itumbiara receberam no dia de ontem e hoje, 21/08, os equipamentos necessários para que possam acompanhar os encontros síncronos do período de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os equipamentos foram entregues antes da retomada do calendário acadêmico 2020/1, que foi reestruturado e tem início marcado para a próxima segunda-feira, dia 24.

Inicialmente Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFG, por meio do Câmpus Itumbiara, lançou dois editais relacionados à conectividade e voltado aos estudantes. Um tratava do provimento de condições de acesso à internet - serviço de pacote de dados móveis ou auxílio financeiro. E o outro era relativo ao empréstimo de equipamentos de informática, sendo que as duas seleções eram destinadas aos estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Posteriormente a Proex tornou esses editais permanentes, o que possibilitou que mais estudantes fossem contemplados por esses auxílios. No total, somando os classificados em ambos editais, o Programa de Permanência Conectividade, que trata do provimento de condições de acesso à internet, teve 49 inscritos e 38 selecionados. Já o Programa de Apoio Didático Pedagógico, de empréstimo de equipamento de informática, recebeu 34 inscrições e selecionou, de acordo com os critérios previstos em edital, 20 estudantes.

No ato da entrega dos computadores, o aluno contemplado assinou um termo de empréstimo com as especificações do equipamento e com as demais normas de uso, conforme regulamento específico. Assim, caberá a todo o aluno que recebeu uma máquina emprestada o dever de zelar pelos equipamentos e fazer o uso adequado. E tem ainda a obrigação futura de devolver ao Câmpus quando houver o retorno das atividades presenciais regulares da Instituição, ou quando os equipamentos forem por esta solicitados.

Sobre o ERE

O Ensino Remoto Emergencial é o conjunto de procedimentos didático-pedagógicos adotado pelo IFG, conforme a Resolução 20/2020 REI/CONSUP/REITORIA/IFG, publicada no dia 30 de junho.

Durante a aplicação do ERE, os alunos do IFG terão encontros síncronos (em tempo real) com professores e também assíncronos. Tais atividades remotas poderão ser desenvolvidas via ferramentas de webconferência como o Google Meet, Microsoft Teams, conferência web da RPN, e ainda via Moodle, que é a ferramenta oficial do Instituto Federal de Goiás para ensino no ambiente virtual. Essa plataforma pode ser acessada no endereço: https://moodle.ifg.edu.br , bastando para isso usar as credenciais do IFG-ID, o login único do IFG.

Saiba mais sobre clicando aqui.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.