Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Profissionais da saúde participam de palestra sobre isolamento social
palestra

Profissionais da saúde participam de palestra sobre isolamento social

Publicado: Segunda, 05 de Outubro de 2020, 11h42 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 16h05

As palestrantes falaram da necessidade de buscar a saúde mental, reorganizar rotinas e afrouxar prazos e regras da pré-pandemia

"O contexto mudou, então não é possível o ideal de expectativas pré-pandemia (...) porque as pessoas estão afetadas", afirmou a psicóloga Débora Zambolini

Na última sexta-feira, dia 02, foi realizada a palestra “O isolamento social e o ensino remoto: gerenciamento de emoções”. A atividade foi promovida pela Comissão Interna de Saúde de Servidor Público (CISSP) local e aberta à participação de alunos e servidores do Câmpus Itumbiara. Quem apresentou a palestra foi a presidente da CISSP, profa. Juliana Moraes Franzão, e a convidadas foram a psicóloga Débora Zambolini Vicente e neuropsicopedagoga Sophia Gomes Figueiró. Entre o público que prestigiou o evento na sala virtual também estava a diretora-geral da Unidade, Aline Barroso.

Durante sua fala a psicóloga Débora Zambolini explanou sobre necessidade de as pessoas olharem para as próprias emoções de forma mais acolhedora e entendendo quais sentimentos ruins foram agravados por causa da pandemia. A psicóloga chamou a atenção para o fato de as pessoas darem mais atenção aos problemas físicos, mas reforçou a necessidade da saúde emocional e incentivou a busca pela ajuda profissional para lidar com as emoções.

Ela também pontuou que é preciso lembrar como estávamos emocionalmente antes da pandemia e identificar os fatores estressores atuais. Isso porque a pandemia provocou a reorganização dos indivíduos, da família e do trabalho; e tudo isso com o isolamento social ou impossibilidade de manter-se isolado, o que segundo ela também é um fator de estresse para todos.

Em relação ao ambiente acadêmico, a psicóloga afirmou que “a perda da possibilidade de transitar entre espaços diferentes” e de privação de liberdade afetou a vida de todos por causa da não circulação pelos “cenários onde exercíamos esses papéis”. Ou seja, hoje o professor leciona sem estar em sala de aula e o aluno estuda longe da escola e dos colegas. Além disso, ela também falou da dificuldade das pessoas em conciliar a vida acadêmica com os afazeres domésticos, o que tem sido um fator ainda mais grave para quem já pertencia a um ambiente familiar violento ou desestruturado.

Do ponto de vista administrativo, Débora destacou a necessidade de se rever regras e exigências de prazos pré-pandemia para uma postura mais acolhedora e empática, uma vez que todos dentro da Instituição estão sendo atingidos de alguma forma pela pandemia.

Após a fala da psicóloga Débora foi a vez da neuropsicopedagoga Sophia Gomes também palestrar. Entre as várias observações que pontuou para os participantes da sala virtual onde a palestra ocorreu, Sophia falou sobre ter respeito e compreender o que faz sentido para si e para os outros; e reafirmou o quanto é preciso entender o contexto e a forma como cada pessoa consegue lidar com as dificuldades provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Ao longo da palestra as profissionais incentivaram a participação em grupo de apoio para manter a saúde e equilíbrio emocional e a busca e/ou manutenção de atividades de lazer e práticas esportivas para alívio do estresse provocado pelo contexto atual.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.