Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Indústria 4.0 é tema da primeira palestra do Momento Automação
Automação

Indústria 4.0 é tema da primeira palestra do Momento Automação

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 10h13 | Última atualização em Quarta, 04 de Novembro de 2020, 11h46

Entre os temas abordados, o palestrante falou dos impactos provocados na indústria e no dia a dia das pessoas em função do avanço tecnológico

Registro de alguns dos participantes da palestra

No início da semana foi realizada a primeira palestra do “Momento Automação” com o tema #01: Pilares da Indústria 4.0. O palestrante convidado foi o gerente de produtos da empresa Smar Technology Company, Luciano Botto.

Luciano tratou da evolução do processo tecnológico e do quanto o mundo evoluiu no período de 1980 a 2015, quando muitos aparelhos eletrônicos e objetos típicos de uma mesa de trabalho foram desenvolvidos ao ponto de serem transformados em programas de computador e, mais recentemente, em aplicativos de smartphone. O palestrante também apresentou um vídeo que mostrou as transformações previstas para ocorrer a medida que aumenta o uso da inteligência artificial na indústria e em setores estratégicos da economia. No vídeo, ficou claro que muitas profissões e atividades humanas serão substituídas pelo uso das máquinas e softwares.

O gerente de produtos também explicou o que foram as quatro revoluções industriais e como o conceito de indústria 4,0 “tem a ver com a confluência de todas as tecnologias existentes e que estão transformando o mundo de uma forma geral”. Botto mostrou também os pilares relacionados à indústria 4.0 que são a internet das coisas, simulações, integração dos sistemas, segurança cibernética, computação em nuvem, big data, realidade aumentada, manufatura aditivada, robôs autônomos; e discorreu sobre esses assuntos.

O estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Itumbiara, João Eduardo Marques Costa, prestigiou a atividade on-line e comentou que “o conteúdo da palestra foi bem interessante e esclarecedor” uma vez que foi além das informações já trabalhadas em sala de aula. “Como o nosso curso é direcionado ao ambiente industrial acabamos, por muitas vezes, presos em um único segmento de carreira deixando de lado as outras possibilidades que a nossa área de conhecimento nos proporciona. Durante a palestra novos horizontes foram apresentados e com certeza isto abriu os olhos dos espectadores”, afirmou o graduando João Eduardo.

Participações
Essa primeira palestra do Momento Automação foi conduzida pelo coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Itumbiara, Bruno Zambolini Vicente, e contou com a presença da diretora-geral da Unidade, Aline Barroso, do chefe de departamento das áreas acadêmicas, Jucélio Costa e também do presidente da Smar Technology Company, Libânio Souza.

Próxima palestra
A próxima palestra do Momento Automação está marcada para o dia 03 de novembro (terça-feira), das 18h às 19h, e terá como tema a “#02: Evolução da Automação Industrial: da Tecnologia Pneumática à Indústria 4.0”. O palestrante convidado será com o agente de inteligência eletrônica da Smar, Guilherme Moretti.

O Momento Automação está sendo organizado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia de Controle e Automação, do IFG Câmpus Itumbiara, e tem o objetivo de proporcionar aos alunos do IFG, e demais interessados no assunto, a oportunidade de dialogar com profissionais da Automação sobre temas da atualidade e perspectivas para essa área.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.