Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professora da USP palestra sobre Alfabetização Científica para a comunidade acadêmica do Câmpus Itumbiara
especialização

Publicado: Sexta, 29 de Janeiro de 2021, 15h08 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 08h51

Atividade também contou com a participação de docentes e professores de outras instituições de ensino

O prof. Tauã Carvalho foi responsável por mediar a palestra

Foi realizada na noite de ontem, 28 de janeiro, a palestra “Alfabetização Científica como perspectiva formativa: o papel da investigação e da argumentação”. A palestrante convidada foi a doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Lúcia Helena Sasseron. A atividade foi organizada pela coordenação do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, juntamente com o Grupo PET Química, e contou com a mediação do professor do Câmpus Itumbiara, Tauã Carvalho de Assis.

Como coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física (LaPEF) da USP, a professora Sasseron tratou dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo e apresentou vídeos relacionados ao ensino da ciência em sala de aula. De acordo com a palestrante, é preciso “pensar como a ciência surge na escola e na sala de aula” e ir além da corriqueira “apresentação das ideias desprovida de críticas” ou simples atividade experimental que comprova alguma teoria.

Para a pesquisadora o conhecimento científico não deve ser construído de maneira isolada, sendo preciso reafirmar o papel do ensino de ciência na formação do sujeito e interpretação do mundo. Lúcia Helena ainda apresentou dados de pesquisas que demonstram o quanto a maioria dos brasileiros escolhem a religião em detrimento do conhecimento científico, e o como infelizmente a ciência passa por um período de descredito frente ao espalhamento de fake news e agravamento da pandemia do novo coronavírus.

Por diversas vezes a palestrante também reforçou que o conhecimento científico é um processo “que pode ser iniciado na escola, mas que não se restringe à escola (...)” e que continua sendo transformado e construído depois que esses sujeitos saem da instituição de ensino.

Clique aqui para assistir à gravação da palestra transmitida pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=7vkBWhBuZeA&feature=youtu.be

Em 2018 a profa. Lúcia Helena Sasseron esteve presente no Câmpus Itumbiara durante a abertura oficial do II EPEPE - Encontro de Pesquisa e Extensão em Processos Educacionais, leia aqui

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.