Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professor Fernando dos Reis de Carvalho é eleito novo chefe de Departamento das Áreas Acadêmicas
Eleições 2021

Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 12h58 | Última atualização em Quinta, 04 de Março de 2021, 08h59

O docente ficará à frente do cargo por dois anos

O docente Fernando dos Reis de Carvalho foi eleito Chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA) do IFG Câmpus Itumbiara para o biênio 2021/2022. A votação foi realizada no último dia 09 de fevereiro, após reunião do Colegiado de Áreas Acadêmicas com a Direção-Geral. A circular 7/2021 que oficializa o resultado da eleição foi publicada ontem, 11, veja aqui

Recém-eleito chefe do DAA, Fernando, que atuou como coordenador acadêmico do Departamento por cinco anos, agradeceu aos alunos e servidores do Câmpus “em especial aos membros do Colegiado de Áreas Acadêmicas, pela confiança depositada em meu nome”. O gestor disse ainda ter a “certeza que serão dois anos de muito trabalho e de muitos desafios a serem superados por toda a equipe do DAA, incluindo coordenadores de curso, professores e técnico-administrativos”.

“Pretendo fazer uma gestão baseada no diálogo e na união de toda a equipe em prol do fortalecimento dos nossos estudantes e do nosso Câmpus para a oferta de ensino e formação de qualidade a todos”, destaca o gestor.

Quanto ao momento atual, o novo chefe do DAA elencou como principal desafio “lidar com os impactos da pandemia nas atividades de ensino e na formação dos nossos estudantes, pois a suspensão do Calendário Acadêmico entre março e agosto de 2020 e a posterior adoção do Ensino Remoto Emergência (ERE) trouxeram impactos significativos ao processo de ensino-aprendizagem, com consequências negativas para todos”, avalia o professor.

Fernando mencionou ainda que planeja “medidas para diagnosticar e minimizar” os impactos da pandemia na formação dos alunos, e que também constam no planejamento de sua gestão a redução dos índices de evasão e retenção escolar e reestruturação dos Cursos Técnicos Integrados a partir das novas diretrizes curriculares.

O plano de trabalho completo apresentado pelo professor Fernando no período de campanha está disponível aqui, confira.

Currículo

O professor Fernando dos Reis de Carvalho é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre e doutor em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela mesma instituição. Desde 2009 ocupa o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área de Biologia - no IFG de Itumbiara, onde também exerceu o cargo de Coordenador Acadêmico do Departamento Acadêmico de 2017 a 2021. O docente orienta trabalhos de conclusão de curso e projetos de iniciação científica; e faz parte do banco de avaliadores do INEP/MEC desde 2018. Veja aqui o currículo do docente no site do CNPq.

Agradecimento

A diretora do Câmpus Itumbiara, Aline Barroso, externou seus agradecimentos ao professor Jucélio Costa de Araújo (atual chefe de departamento) "que durante este período trabalhou em parceria com a Direção-Geral na busca pelos objetivos e metas institucionais" e desejou as boas-vindas e muito sucesso para o prof. Fernando frente a este "novo desafio". Já o professor Jucélio deixou as seguintes considerações à comunidade acadêmica e ao colega de trabalho Fernando:

"Quero agradecer a toda comunidade acadêmica formada pelos docentes, alunos e técnicos vinculados ao DAA, pela oportunidade e agradecer pelo o apoio e trabalho que todos vocês fizeram durante o período de 4 anos que estive a frente do Departamento de Áreas Acadêmicas. E também  pela confiança que depositaram nesta chefia durante o período de transição e adaptação durante a pandemia, quando por aproximadamente 7 meses fiquei como chefe de departamento pro tempore.

E parabenizar novamente aos docentes que aceitaram o desafio das aulas remotas neste período de pandemia, que mesmo com todas as dificuldades vêm fazendo um excelente trabalho e dizer muito obrigado pelo apoio. Os 4 anos que estive a frente do DAA foram feitos de aprendizado, acertos e erros que nos fizeram aprender cada vez mais a importância do ensino na vida das pessoas. Sempre busquei ser justo dentro daquilo que estava ao meu alcance nas minhas decisões, as quais discutia com a equipe de trabalho, para posteriormente repassá-las à comunidade. Sempre apoiei a pesquisa e a extensão dentro das atribuições do Departamento, pois são pilares importantes do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.

Quero ressaltar também o belo trabalho exercido pelos técnico-administrativos vinculados ao DAA com atribuições na  Coordenação de Apoio Administrativo do Departamento, Recursos Didáticos, Apoio ao Discente e técnicos de laboratórios. Todos eles contribuíram de maneira significativa para o bom andamento dos trabalhos do DAA. Agradecer também a Direção-Geral na pessoa da Aline Silva Barroso pela parceria com o Departamento de Áreas Acadêmicas, por um bem comum que é o desenvolvimento do Câmpus Itumbiara e o bem-estar da sua comunidade.  E agradecer às coordenações de cursos que me auxiliaram de forma muito positiva durante a minha gestão e, principalmente, ao professor Fernando que fez um trabalho de alto nível a frente da coordenação acadêmica do Câmpus Itumbiara e que com certeza fará um excelente trabalho a frente da Chefia de Departamento, a qual ele foi eleito.

Encerro dizendo muito obrigado a todos que de uma maneira ou de outra contribuíram com a Chefia de Departamento durante o meu mandato."

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.