Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Gestores do Câmpus Itumbiara esclarecem dúvidas da comunidade sobre o retorno presencial
RETORNO PRESENCIAL

Publicado: Sábado, 05 de Março de 2022, 09h59 | Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 10h12

As aulas começarão nesta próxima segunda-feira, dia 07 de março

Alunos com comorbidade acessarão o material das aulas remotamente

Após 02 anos de suspensão das aulas, e do período de ensino e trabalho remoto, o IFG Câmpus Itumbiara passará a ofertar novamente aulas presenciais. O afastamento físico das atividades administrativas e acadêmicas ocorreu em março de 2020, quando foi decretado o estado de pandemia da covid-19. Agora, envolvidos por um misto de expectativa e ansiedade, a comunidade acadêmica aguarda pelo início das aulas no próximo dia 07 de março, segunda-feira.

Para uma boa parte dos estudantes, em particular aqueles que ingressaram na Instituição nos anos de 2020 ou 2021, esta será a primeira oportunidade de conhecer finalmente a estrutura e dimensão da unidade do Instituto Federal de Goiás em Itumbiara.

Na segunda-feira todos os estudantes, calouros e veteranos, serão recepcionados inicialmente no auditório. O horário do encontro com a equipe de gestores e coordenadores ficou assim definido: 7h para as turmas do matutino, 13h para as turmas do vespertino e 19h as do período noturno. Nesse primeiro momento serão esclarecidas as diversas questões que envolvem a rotina acadêmica como: identificação das salas, horários de aula e calendário acadêmico, uso dos espaços como biblioteca e laboratórios, plantões, dependências, assistência estudantil entre outros.

Os estudantes também conhecerão os coordenadores, professores e serão informados sobre os grupos de WhatsApp de cada um dos cursos e/ou disciplina.

O acesso dos alunos ao Câmpus poderá ser feito a partir das 6h30 da manhã.

IMPORTANTE: as turmas de 1º período da EJA, Licenciatura em Química e das engenharias não começarão as aulas nesta próxima semana. A data de início será informada posteriormente.

Vestimenta e alimentação

Uma dúvida muito comum dos participantes da live de ontem, 04, foi a respeito da vestimenta para os estudantes. Os gestores do IFG esclareceram que a Instituição não obrigada o uso e nem fornece uniforme aos alunos, e que cada um deve usar roupas que sejam adequadas para o ambiente escolar, evitando-se peças (shorts, saias, vestidos) curtos. Quanto à alimentação, o refeitório do Câmpus não está em funcionamento, porém há um espaço com mesas e cadeiras reservadas para os alunos se alimentarem, e também é possível guardar alimentos na geladeira localizada no Setor de Saúde. O diretor-geral, prof. Marcos Antônio Arantes de Freitas, também informou que a Instituição já está trabalhando no contrato de renovação do serviço de lanchonete.

Funcionamento das aulas

O chefe de departamento de áreas acadêmicas, Fernando dos Reis de Carvalho, durante a live, explicou quais foram os documentos orientativos do retorno gradual das atividades. O gestor lembrou que a decisão de voltar ao presencial levou em consideração alguns índices, em especial o de pessoas vacinadas com a 2ª dose em Itumbiara (em torno de 90% da população), além do quantitativo de estudantes e servidores imunizados. Fernando ainda ressaltou por diversas vezes que, apesar desse número, todos os cuidados de distanciamento e higienização deverão ser mantidos no ambiente acadêmico.

O uso de máscara será obrigatório para todos e em todas as situações. A indicação é de que as pessoas utilizem as máscaras de modelo cirúrgico ou aquelas de tecido com tripla camada de proteção. Nas salas, os alunos serão organizados de forma a manter a distância mínima segura de 1,00 ou 1,50 metro entre as carteiras.

Os gestores lembraram ainda que ninguém (aluno ou servidor) será impedido de frequentar as dependências da Instituição caso não tenha se vacinado, uma vez que não há amparo legal que impeça o acesso dessas pessoas. Por outro lado, os estudantes enquadrados em situação de risco (comorbidade) deverão solicitar o Regime Especial de Exercícios Domiciliares, via processo eletrônico, e mediante apresentação de laudo médico. Para esses, as aulas serão via plataforma Moodle porém, sem transmissão simultânea com a turma que estiver no IFG.

Já os servidores em quadro de risco, particularmente os professores, ministrarão aulas remotamente via Google Meet ou Moodle.

Por fim, os gestores esclareceram as inúmeras dúvidas dos participantes que acompanharam o diálogo no YouTube e o coordenador Fernando comentou: “Estamos retornando num contexto de pandemia”, porém diferente de fases mais críticas que já vivemos, e graças ao avanço da vacinação o nosso retorno presencial está sendo possível. “Avante com fé e ciência”, manifestou-se a profa. Dalva Ramos, via chat.

Links importantes:

Página com o nome e e-mail dos coordenadores de cada curso: https://www.ifg.edu.br/itumbiara/campus/ensino/area-academica?showall=&start=2

Acesso ao sistema estudantil Q-Acadêmico: http://academicoweb.ifg.edu.br/

Link para o calendário acadêmico, incluindo os sábados letivos: http://www.ifg.edu.br/calendario-academico

Covid-19

Acesse a página do IFG que dispõe sobre as medidas de enfrentamento à covid-19: www.ifg.edu.br/coronavirus

Clique para ler o Protocolo Institucional de Biossegurança.

Assista à gravação da live sobre o retorno presencial: https://www.youtube.com/watch?v=vm7t3m5IfH4

Comunidade deve realizar a leitura do Protocolo de Biossegurança

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.