Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Colégio de Goiatuba visita o laboratório multidisciplinar do Câmpus Itumbiara - o IFMaker
Início do conteúdo da página
IFMaker

Colégio de Goiatuba visita o laboratório multidisciplinar do Câmpus Itumbiara - o IFMaker

Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 10h36 | Última atualização em Terça, 24 de Maio de 2022, 09h04

O espaço é dedicado ao desenvolvimento de equipamentos, protótipos e novas ideias

O laboratório é destinado ao desenvolvimento de qualquer trabalho manufaturado
O laboratório é destinado ao desenvolvimento de qualquer trabalho manufaturado

 

O Câmpus Itumbiara recebeu ontem, 30, a visita da turma de 2º ano do curso Técnico Profissionalizante em Tecnologia da Informação (TI), do Colégio Estadual Orcalino Fernandes Evangelista, da cidade de Goiatuba. Os visitantes estavam acompanhados pela diretora daquela instituição, Gisele Crosara Andraus, e pelo professor Rogério Pereira Simões. O docente, que ministra as disciplinas de Banco de Dados e Programação, explicou que o interesse de trazer os alunos ao IFG foi o de demonstrar aos visitantes as diferentes áreas de atuação em TI e recuperar parte da motivação dos alunos, que foi diminuída durante o período de afastamento na pandemia.  

A visita guiada foi realizada pelos docentes Josemar Alves e Marcelo Escobar. Num primeiro momento, os alunos de Goiatuba conheceram uma parte da infraestrutura do Instituto, em especial aquela onde estão instalados os painéis fotovoltaicos. O docente Escobar comentou que a projeção é de que nos próximos cinco a dez anos haverá uma “forte junção da Tecnologia da Informação com a Distribuição da Energia”, e que a utilização de Redes Inteligentes demandará muitos profissionais capacitados no ramo da TI e de energia solar.

As atividades do laboratório podem ser acompanhadas no Instagram pelo perfil @ifmaker.itumbiara 

 

Ao chegarem ao Laboratório IFMaker, os estudantes ficaram encantados e surpresos com os diversos equipamentos, objetos e tecnologias aplicadas no local. Desde a máquina de fliperama (que inclusive abre e fecha a porta do ambiente), passando pelos braços robóticos, impressoras 3D e jogos variados. 

Durante o diálogo com os visitantes, o professor Josemar demonstrou a precisão com que alguns objetos são produzidos em impressoras 3D e falou também da variada aplicabilidade dessas máquinas, que atualmente imprimem desde próteses dentárias, canecas comestíveis de chocolates, objetos de decoração e até casas personalizadas. Josemar também demonstrou o uso de comandos de voz no laboratório que servem para controlar a iluminação, sonorização e climatização do local; e ainda explicou que em breve o comando remoto estará apto a trancar e abrir a porta de maneira automática. Todo esse controle, conforme foi explicado pelo professor, pode ser feito a partir de um software no notebook ou com o envio de uma simples mensagem via aplicativo Telegram. O docente ainda tratou de outras aplicabilidades da automação predial.

 

Visitantes
Os estudantes Davi Santana Alves e Joice Matias Rodrigues, ambos com 16 anos, fazem parte da turma de visitantes do Colégio de Goiatuba. Os dois ficaram impressionados com as tecnologias e capacidade de realização de projetos no Maker, e a aluna Joice comentou que a visita foi muito interessante, principalmente porque ela pode conhecer uma impressora 3D e os objetos impressos nela, uma vez que as aulas do curso dela tem mais conteúdo teórico do que prático. Davi também comentou que gostou muito de conhecer o IFG, achou interessante os projetos apresentados, em particular das placas fotovoltaicas, pois ele pretende cursar graduação na área de energia solar. 

 

Maker
O Laboratório é destinado a qualquer área do conhecimento e tem como objetivo disseminar princípios que norteiam o ensino Maker. Isso significa também desenvolver atividades por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos, que é um tipo de metodologia em que o estudante é o centro, ele é o principal ator dentro do processo de ensino-aprendizagem. Além de o estudante conduzir o processo, com orientação, os temas a serem desenvolvidos precisam atender às necessidades da comunidade onde os câmpus do Instituto Federal de Goiás estiverem inseridos.

 

Visitação
O Laboratório IFMaker atualmente conta com uma impressora 3D de médio porte, outra de pequeno porte e uma impressora de resina; um scanner 3D; um Mini CNC Router para circuito impresso e um mini CNC Laser para gravação em madeira. O local está aberto à visitação de outras instituições de ensino, tanto de Itumbiara, quanto da região, e os interessados podem entrar em contato para realizar o agendamento enviado e-mail para: ifmaker.itumbiara@ifg.edu.br

 

No Câmpus Itumbiara há diversas placas solares instaladas, tanto no chão quanto no teto dos blocos administrativos quanto acadêmicos
No Câmpus Itumbiara há diversas placas solares instaladas, tanto no chão quanto no teto dos blocos administrativos quanto acadêmicos



 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.

 

Fim do conteúdo da página