Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Secitec  do Câmpus Itumbiara segue até o próximo dia 11 de novembro
Secitec 2022

Secitec  do Câmpus Itumbiara segue até o próximo dia 11 de novembro

Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2022, 12h50 | Última atualização em Segunda, 09 de Janeiro de 2023, 10h05

Abertura oficial foi realizada na noite desta terça-feira, com palestra sobre Inovação

Palestrante José Wanderley Scucuglia durante sua apresentação sobre “Inovação, da ideia ao mercado”

Começou oficialmente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Secitec) 2022 do IFG Câmpus Itumbiara. A abertura deste que é o maior evento da Unidade, foi na noite desta terça-feira, 08 de novembro, com a palestra “Inovação, da ideia ao mercado”, ministrada pelo CEO da Nastek Indústria e Tecnologia, José Wanderley Scucuglia.

O palestrante Scucuglia mencionou que atualmente a palavra “inovação” é mais utilizada no contexto de “ideias, invenções", e ainda mencionou que ela pode ter o significado de “processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos. Também durante a sua apresentação, o palestrante disse ainda que "inovar nasce de uma inquietude da alma", e que essa inquietude surge dos sonhos e da vontade de ser e fazer mais. E também da persistência e "chama da superação" e das oportunidades quando bem aproveitadas.

Antes da palestra, gestores do Câmpus Itumbiara estiveram presentes na mesa diretiva da Secitec. Em comum, todos eles enalteceram a grandiosidade e histórico desse evento que já é realizado na Unidade há 12 anos, sempre ofertando a alunos, servidores e à população em geral oportunidades de aprendizagem, reflexão e proximidade com o ensino, a pesquisa e a extensão. Em especial, o prof. Luis Gustavo Wesz da Silva, que é gerente da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus (e responsável pela organização geral do evento), comentou sobre a grande responsabilidade e a grande honra de colaborar com a organização da Semana e dedicou especiais agradecimentos aos membros das comissões Geral, Científica, de Divulgação, Secretaria, núcleos de pesquisa, Grupo PET Química e a todos os outros colaboradores da Semana de Ciência e Tecnologia. "A Secitec é resultado de um trabalho feito a muitas mãos", disse Luis Gustavo. Quem também esteve presente na mesa diretiva do evento foi o diretor-geral do Câmpus, Marcos Antônio Arantes de Freitas, e o chefe de departamento de Áreas Acadêmicas, Fernando dos Reis de Carvalho.

Este ano, até o momento são mais de 500 inscrições para as 38 atividades propostas na Secitec.

Apresentações artísticas

Antes da palestra principal da Secitec, o público pode prestigiar a apresentação de dois corais. O primeiro foi composto por alunos do curso de Extensão em Libras do Câmpus Itumbiara, e eles executaram o Hino Nacional Brasileiro em linguagem de sinais. Na sequência, o coral Escola de Música Ermelindo Ferreira Oliveira de Araporã (MG) apresentou canções de ritmos variados e também encantou bastante os participantes do evento.

Além dos coralistas, quem esteve presente na noite de abertura da Semana pôde prestigiar a belíssima apresentação do cantor Lucas Viola, também da cidade vizinha de Araporã. O cantor divertiu os presentes com a execução de músicas sertanejas atuais e outras clássicas com destaque para os acordes de viola.

Sobre a Secitec

O evento ocorre em inúmeras instituições do país e tem como finalidade mobilizar a população em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Este ano, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações propôs que o tema da Secitec seja “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil”.

A Secitec é um evento gratuito e aberto às pessoas da comunidade interna do IFG e população em geral. As atividades acontecem até o próximo dia 11 de novembro, sexta-feira, e as inscrições são feitas exclusivamente pela internet. Confira abaixo os links de acesso.

Acesse o site geral da Secitec do IFG Câmpus Itumbiara: http://eventos.ifg.edu.br/secitecitumbiara/

Clique aqui para fazer a sua inscrição: https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/f73e152e-b03c-4c3f-813c-588129258d8b/inscricao

Coral Escola de Música Ermelindo Ferreira Oliveira de Araporã (MG)

Cantor Lucas ViolaCantor Lucas Viola

Alunos coralistas do curso de Libras do Câmpus Itumbiara
Alunos coralistas do curso de Libras do IFG de Itumbiara

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.