Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes e professores participam de Encontro Nacional da área da Química em Uberlândia (MG)
eneq 2023

Publicado: Terça, 07 de Março de 2023, 13h09 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 11h43

O evento já está em sua 21ª edição e é organizado pela Sociedade Brasileira de Ensino de Química

Graduandos, alunos egressos e professores do IFG durante o ENEQ 2023

Na semana passada, no período de 01 a 03 de março, graduandos da Licenciatura em Química, professores da área, representantes do Grupo PET Química e egressos do IFG Câmpus Itumbiara participaram do XXI Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ). Este ano o evento foi realizado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e teve como tema a “Democratização do Ensino de Química: (des)caminhos das políticas públicas brasileiras”.

No ENEQ, os alunos do IFG apresentaram trabalhos nas comunicações orais e participaram da Mostra de Materiais Didáticos (MOMADIQ), que é um espaço para que professores da Educação Básica, pesquisadores de ensino de Química/Ciências, licenciandos e pós-graduandos possam divulgar os materiais produzidos em seus contextos de atuação, e também socializar com os colegas pesquisadores.

A visita técnica ao evento na UFU foi guiada pela docente do Câmpus Itumbiara, profa. Tatiana Aparecida Rosa da Silva. Ela relatou que a participação no evento foi muito proveitosa e que encontros como esse “contribuem muito para a formação acadêmica e amplia a visão dos discentes rumo ao futuro acadêmico”.

Saiba mais:

De acordo com os organizadores, o Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) é o maior e mais importante evento promovido pela Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBenQ). O ENEQ é um evento bienal organizado pela comunidade de educadores químicos do Brasil, e é uma organização conjunta entre as Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Uberaba (UFTM) e os Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e Instituto Federal Goiano (IFGoiano).

O ensino de Química ocupa um importante papel na educação básica ao abrir possibilidades de reflexão sobre o mundo que vem sendo modificado científica e tecnologicamente. Assim, a reflexão sobre o ensino de química praticado nas escolas, o acesso da população escolar ao conhecimento científico e tecnológico, a formação de professores, o investimento nas políticas públicas de valorização do magistério, o reconhecimento da ciência como fundamental ao enfrentamento da crise colocada na sociedade brasileira são formas importantes para a superação dos problemas que assolam os direitos conquistados e os que são necessários se conquistar.

Visite a página oficial do XXI ENEQ: https://eventos.ufu.br/node/4291/#apresentacao

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.