Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de docentes do IF do Amazonas está passando por capacitação no IFG de Itumbiara
Extensão

Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 12h32 | Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2023, 09h58

Eles estão sendo instruídos em metodologias e tecnologias ativas e inovadoras, por professores de Portugal

Grupo de docentes do IF do Amazonas

Desde o final de fevereiro, 13 integrantes da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização (FAEPI), do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), estão passando por capacitação no IFG Câmpus Itumbiara. O objetivo é capacitá-los com metodologias e tecnologias educacionais ativas e inovadoras, e a formação está sendo ministrada pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP/Portugal). A capacitação ocorre no IFG de Itumbiara porque a Unidade sediou, em 2022, a primeira etapa do projeto internacional Lapassion em Rede*.

A Samsung é parceira porque um dos objetivos desse programa é oportunizar aos docentes a prática de metodologias contemporâneas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem com celulares, tablets, notebooks, etc integrando trabalho, ciência, cultura e tecnologia.

Capacitação

O Aranouá tem como objetivo a formação profissional especializada, concomitante e complementar aos cursos regulares de tecnologias e engenharias do Instituto Federal do Amazonas com a finalidade de alavancar a eficiência acadêmica do IFAM e suprir o mercado nacional de mão-de-obra qualificada nas Engenharias e Tecnologias.

Dentro do Aranouá existe um programa de bolsas para docentes chamado “Formação Educadores do Século 21”. Como parte fundamental do projeto, ele prevê a formação e capacitação em metodologias e tecnologias educacionais inovadoras, e ainda um intercâmbio com um país de reconhecida qualidade em educação profissional.

Dito isso, os professores do IFAM/Projeto Araonuá estão passando por capacitação no Câmpus Itumbiara para que, entre outras habilidades, possam aprender sobre o desenvolvimento e aplicação tanto do Lapassion em Rede*, quanto do Brampssol**, ambos reconhecidos por suas metodologias e tecnologias ativas e inovadoras.

Em função dessa capacitação, até o momento dois docentes do Instituto Politécnico do Porto (IPP/Portugal) estiverem no Câmpus Itumbiara ministrando aulas/atividades para os professores do IFAM, foram eles: o idealizador do projeto Lapassion, José Carlos Ramos, e a docente Goreti Marreiros.

Ponto de vista

O docente da área de Libras, José Carlos Ferreira, é um dos participantes desse treinamento do Aranouá. Na opinião dele, tem sido uma grande experiência passar por essa capacitação, principalmente pelo know-how da aplicabilidade do ensino dos formados do IPP. José Carlos também mencionou que enquanto professor ele vê “como imprescindível estar atualizado com as novas formas de ensino como as metodologias ativas e principalmente a como trabalhar com as novas tecnologias”.

Para saber mais

*O Lapassion foi um projeto criado pelo professor Carlos Ramos, do IPP, e inicialmente teve como parceiros instituições de seis países: Chile, Espanha, Finlândia, Portugal, Uruguai e cinco Institutos Federais brasileiros. Então, no ano de 2022, no Câmpus Itumbiara, ocorreu o Lapassion em Rede. Na ocasião, participaram dessa edição 32 Institutos Federais do Brasil, dois Institutos Politécnicos de Portugal, contabilizando 47 câmpus, 55 estudantes e 14 tutores, divididos em 12 times. O programa foi realizado com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e apoio financeiro da Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec).

**Esse modelo do Lapassion em Rede foi desenvolvido sob a metodologia do Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership (Brampssol), projeto inovador do IFG Câmpus Itumbiara. Na proposta de metodologia, os professores são coadjuvantes e os alunos os verdadeiros protagonistas. São eles os responsáveis por pesquisar sobre o tema, aplicar questionários, reunir as informações, resolver problemas, propor soluções viáveis e apresentá-las destacando cada uma das vantagens defendidas.

Visite a página do projeto Aranouá: https://aranoua.ifam.edu.br/

Leia o edital relativo ao Programa de Formação de Educadores do Século XXI.

Veja a notícia  do encerramento do Lapassion em Rede, em 2022

Algumas das capacitações ocorrem no Laboratório de Fontes, IFMaker, entre outros

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.