Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes e servidores do IFG de Itumbiara participam da 3ª edição da Campus Party Goiás
Campus Party Goiás

Publicado: Terça, 13 de Junho de 2023, 10h58 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 13h54

Evento ocorreu em Goiânia, reuniu mais de 155 mil pessoas e foi dedicado à inovação, eSports e ao empreendedorismo

Parte da caravana do IFG de Itumbiara que levou 26 participantes ao evento

Entre os dias 07 e 11 de junho, uma caravana de alunos e servidores do IFG de Itumbiara participou da terceira edição da Campus Party Goiás (#CPGOIAS3) - “maior experiência tecnológica em internet das coisas, blockchain, cultura marker, games, educação e empreendedorismo do mundo”. O evento ocorreu no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia, e foi considerado pelos organizadores como “um verdadeiro marco na revolução tecnológica que está transformando diversas áreas do conhecimento”. A comunidade do IFG de Itumbiara viajou acompanhada pelo prof. Josemar Alves Junior, que também é o coordenador do laboratório IFMaker. Ao todo, estiveram na Campus 26 participantes, sendo 06 deles apresentadores que subiram ao palco multiuso Comunidade METABOTIX para expor suas ideias, reflexões e inovações ao público do evento.

Quem prestigiou a  #CPGOIAS3 se deparou com espaços diversos dedicados ao empreendedorismo, startups, drones, robôs, gastronomia (com a apresentação de pratos elaborados a partir de alimentos produzidos em impressoras 3D), desfiles de cosplays e exposição de roupas tecnológicas e muito mais.

O engenheiro eletricista Gesmar, que é campuseiro e participa da CPGOIAS desde a primeira edição, palestrou sobre a facilidade de operação de uma cortadora CNC a laser e sua velocidade de produção, mostrou o princípio de funcionamento e modos de operação e tipos de desenhos que podem ser utilizados nos cortes e gravação para objetos de 2 ou 3 dimensões. Essa mesma palestra também foi conduzida e elaborada pelo prof. Josemar Alves.

Na opinião de Gesmar Júnior, uma das grandes vantagens da Campus é ser um "ambiente que 'oxigena' [a mente] e traz muito conhecimento acerca das novidades que estão tendo no mercado, do que está sendo falado sobre tecnologia no mundo";  além da interação com profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento. Sobre a edição de 2023, Gesmar mencionou que chamou a atenção dele o fato de o uso, familiaridade e entendimento das pessoas sobre os benefícios da Inteligência Artificial no dia a dia ter aumentado. Inclusive, no evento, ele apresentou uma ferramenta de realidade virtual (RV) desenvolvida por ele, professores e alunos do laboratório IFMaker, do Câmpus Itumbiara, que simula e demonstra ambientes de subestação elétrica; locais esses que costumam ser mais hostis e que exigem maior segurança e uso de equipamentos para acesso. E nesse caso com os óculos de RV facilita muito a compreensão de quem precisaria trabalhar e/ou acessar uma subestação.

Os outros apresentadores do IFG na #CPGOIAS3 foram:

Eduardo Mizael e Leonardo Garcia (servidores) - PALESTRA: Criando Robôs e automatizando processos com Python

Gesmar Júnior e Josemar Alves (servidores) - PALESTRA: CNS Laser no mundo maker na prática

Edson Antônio e João Vitor Fernandes (alunos) - PALESTRA: Realidade Virtual: uma ferramenta educacional

Yuri Cirino (aluno) - PALESTRA: Introdução rápida ao protocolo de comunicação LORA

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior experiência tecnológica em internet das coisas, blockchain, cultura maker, educação e empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos. Já os encontros internacionais da Campus Party existem há 25 anos.

Outros servidores e estudantes do IFG também estiveram no evento, incluindo o METABOTIX, laboratório do robótica para meninas do Câmpus Uruaçu
Outros servidores e estudantes do IFG também estiveram no evento, incluindo o METABOTIX, laboratório do robótica para meninas do Câmpus Luziânia

Foto da abertura do evento. Fonte: Assessoria da CPGOIAS3

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara, com informações da Assessoria de Comunicação do Evento