Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias >  IFG "invade" a #CPBR15" e Laboratório IFMaker de Itumbiara também leva representantes ao evento
PESQUISA E INOVAÇÃO

Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2023, 13h38 | Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2023, 11h15

Competição de culinária com uso de impressoras 3D e de gamers, arena de robôs, cultura geek e palestras sobre startups e empreendedorismo. Essas foram as principais atrações da Campus Party 2023, que aconteceu de 25 a 30 de julho em São Paulo. O IFG marcou presença com o laboratório Metabotix do Câmpus Luziânia, Meninas Cientistas e IFMaker do Câmpus Uruaçu, IFMaker do Câmpus Itumbiara e GynBot e Laboratório Maker STEAM4Girls, do Câmpus Goiânia.

Em uma área dominada por homens, uma das mesas na manhã da quarta-feira (26/7) na Campus foi sobre iniciativas para incentivar meninas a seguir a carreira de tecnologia. A professora do Instituto Federal de Goiás, do Câmpus Luziania, Christiane Borges, única professora mulher do curso de ciências da computação, falou de algumas dificuldades por ser uma das poucas mulheres na área.

Christiane Borges coordena há mais de 10 anos o Metabotix, que oferece um laboratório prático para mulheres executarem seus projetos de robótica e metareciclagem e que também incentiva a participação de meninas nessa área de tecnologia.

A professora do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Bragança, Talita Cypriano, que desenvolve atividades no projeto IF Meninas, falou que o ambiente da tecnologia é hostil às mulheres por uma série de razões, mas que é necessário desde cedo despertar a curiosidade das meninas nas atividades tecnológicas e que as atividades práticas são a melhor forma de fazer isso. Ela também explicou qual a importância para a sociedade de se ter mais mulheres e uma maior diversidade de pessoas nas áreas de exatas e tecnologia.

O IFG na Campus Party Brasil 2023:

O Laboratório Metabotix, em parceria com o IFSP, para curadoria de palco de comunidade no evento (mais de 40 atividades submetidas, 28 atividades aceitas no palco). Todas as atividades foram transmitidas pelo Canal no YouTube do Metabotix e da Campus Party.

Projetos e laboratórios que fizeram a diferença na #CPBR15:

Metabotix

Meninas Cientistas

IFMaker Uruaçu

IFMaker Itumbiara

GynBot

Lab Maker Goiânia / STEAM4Girls

Veja aqui os docentes que participaram da 15ª edição da Campus Party Brasil (IFG Luziânia e Goiânia): Christiane Borges (Palestrante e Líder de Comunidade), Vinícius Carvalhães (Líder de Caravana), Fábio da Silva Marques (Líder de Caravana), Leonardo François de Oliveira (Participante) e Sanderson Oliveira de Macedo (Sandeco) (Embaixador da Campus Party e Palestrante).

O evento contou com ainda com a participação dos estudantes dos câmpus Luziânia, Goiânia, Uruaçu, Itumbiara e Anápolis (palestrantes, voluntários e colaboradores no evento).

Por Eliane Gonçalves / Nelson Lin - Repórter Rádio Nacional - São Paulo e Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia