Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto itinerante oferta capacitação na área de energia solar
ABGD Road Show

Projeto itinerante oferta capacitação na área de energia solar

Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2023, 10h02 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 16h30

Carreta Road Show ficou no Câmpus Itumbiara por três dias

Turma participante no primeiro dia de capacitação e no período noturno

Durante três dias ficou estacionada no pátio do IFG Câmpus Itumbiara a carreta Road Show ABGD Huawei Solar - projeto itinerante que leva capacitação na área de energia solar, educação ambiental e conscientização sobre energias limpas e renováveis. Dentro dessa unidade móvel, ao todo 28 estudantes tiveram a oportunidade de se capacitar em dois cursos técnicos, sendo o primeiro um Módulo Introdutório sobre geração distribuída e o outro um Módulo Integrador acerca do que há de mais moderno em tecnologia de energias renováveis.

As duas capacitação foram ministradas pela técnica de laboratório do Câmpus, Nayara Santana de Paula, que possui especialização em Fontes Renováveis de Energia pela Unopar, e também experiência como professora nas edições do curso de Eletricista Instalador de Sistema Solar Fotovoltaico, também ofertado pelo IFG de Itumbiara. Nayara mencionou que gostou bastante da oportunidade de ofertar essa capacitação, principalmente pelo fato de os cursos técnicos oferecidos na Road Show trabalharem com o “há de melhor e mais moderno” quando se trata de equipamentos e tecnologia da área de energia solar e bancos de bateria.

Os participantes dos cursos técnicos da Road Show eram alunos das turmas do Técnico Subsequente em Eletrotécnica, das engenharias, além de profissionais de empresas de energia solar de Itumbiara. De acordo com os dados repassados pela prof. Nayara, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aponta Itumbiara como a 4ª cidade em Goiás em potência de geração de energia solar com 4.157 usinas fotovoltaicas. E Goiás como o 2º do Centro-Oeste, totalizando 89.096 usinas fotovoltaicas.

Artur de Souza Mata foi um dos participantes e contou que atualmente é pintor, mora em Itumbiara há apenas 03 meses, e que tem interesse em trabalhar na área de energia solar. Após ver reportagem na TV sobre a capacitação que estava sendo ofertada no Instituto, ele decidiu participar e ficou impressionado com a carreta e que achou o curso “muito legal e inovador”.

Saiba mais:

O Road Show ABGD Huawei Solar é uma iniciativa pioneira da Associação Brasileira de Geração Distribuída. O projeto, estruturado em uma carreta, percorre o Brasil levando conhecimento e capacitação em geração de energia renovável, como a solar. A bordo, além de sala de aula, os alunos têm contato com um sistema fotovoltaico - módulos, condutores, inversores! A energia gerada por esses equipamentos alimenta um showroom interativo, onde o participante consegue compreender o ciclo da produção ao abastecimento! No primeiro ciclo (2021-2022), o Road Show rodou 30 mil quilômetros, visitou mais de 60 municípios e capacitou cerca de três mil alunos.

Outras informações no site da Road Show: https://abgd.com.br/roadshow/sobre-o-evento/

A técnica de laboratório, Nayara Santana, ministrou no total 06 momentos de capacitação
A técnica de laboratório, Nayara Santana, ministrou no total 06 cursos na Road Show

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara