Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Biblioteca do Câmpus recebe exposição de cédulas e moedas raras
Início do conteúdo da página
Exposição

Biblioteca do Câmpus recebe exposição de cédulas e moedas raras

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 16h05 | Última atualização em Quarta, 03 de Janeiro de 2024, 10h27

A coleção ficou exposta aos alunos e servidores do IFG por 02 dias

Moedas em formato de homem, golfinho, feitas de bambu e em formato quadrado
Moedas em formato de homem, golfinho, feitas de bambu e em formato quadrado

 

A equipe da Biblioteca do Câmpus Itumbiara promoveu na semana passada uma “Exposição Numismática” - voltada à exibição de moedas e cédulas raras e antigas. A atividade foi proposta em paralelo a outras ações comemorativas à Semana Nacional do Livro e promovidas pelo Instituto Federal de Goiás.

De acordo com os organizadores, a exposição teve como proposta a promoção da “cultura e o do conhecimento histórico, econômico, político e social por meio de (...) verdadeiros tesouros históricos e representativos de suas épocas”. 

“A exposição numismática não é apenas uma oportunidade de admirar belas moedas antigas, mas também um convite para uma jornada no tempo. É um lembrete de que a história econômica, política e social está intrinsecamente ligada às pequenas peças de metal que uma vez passaram pelas mãos de nossos antepassados.”

Foram cerca de 200 peças expostas e os visitantes tiveram a oportunidade de participar de visitas guiadas por um especialista no assunto. Moedas de variados formatos, estilos, pesos e cores e de diferentes regiões do globo chamaram muito a atenção dos visitantes. Algumas retratavam períodos de guerras e conquistas de territórios, outras eram contemporâneas ao trágico período do nazismo, algumas peças ainda remetiam ainda à fase do Brasil colonial. Todas cheias de simbologia e detalhes artísticos da época em que foram cunhadas. 

O especialista nessa arte da numismática explica que uma moeda ou cédula é capaz de retratar o sistema monetário de uma sociedade e seu nível de desenvolvimento econômico, a estrutura política, indicar transições de poder, retratar líderes políticos e governantes, representar o que é bom, belo, útil e relevante, demonstrar aspectos da vida cotidiana e social como atividades agrícolas, comércio ou artesanato, os avanços tecnológicos de acordo com a técnica de cunhagem. E ainda revelar quais eram as crenças religiosas, filosóficas e ideológicas de uma sociedade e suas relações comerciais e culturais com mundo exterior.

Exemplar da primeira cédula a circular no Brasil colonial
Exemplar da primeira cédula a circular no Brasil colonial

 

Foi a primeira vez que a Biblioteca sediou uma exposição numismática
Foi a primeira vez que a Biblioteca sediou uma exposição numismática

 

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.

 

Fim do conteúdo da página