Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Noite cultura abre oficialmente a Secitec 2023
Início do conteúdo da página
Secitec 2023

Noite cultura abre oficialmente a Secitec 2023

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2023, 17h52 | Última atualização em Segunda, 15 de Janeiro de 2024, 11h00

Evento é gratuito, segue até a próxima sexta-feira, 27, e abrange temas diversos

A coordenação geral da Secitec é da Gepex e com o apoio dos núcleos de pesquisa
A coordenação geral da Secitec é da Gepex com o apoio dos núcleos de pesquisa

 

O IFG Câmpus Itumbiara iniciou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Secitec 2023. A abertura oficial do evento ocorreu na noite de ontem, 24, com performances de dança sobre o tema Sustentabilidade*. A coreografia das apresentações artísticas foram criadas pelos estudantes do Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Química, sob orientação do prof. Rudson Jesus. O momento foi prestigiado por familiares e amigos dos alunos, que lotaram o auditório. Logo após o encerramento das performances, o público participou de um coffee break que foi acompanhado pelo show da dupla Fabrício e Vinícius (que também são graduandos do 1º período da Engenharia Elétrica).

Entre os temas que serão abordados na programação geral do evento estão: técnicas de curativo, FLEXIM2019, nióbio, oficinas para o Enem, trigonometria para engenharias, eficiência energética, automação industrial, biodiesel, inclusão, circuitos elétricos, soldagem eletrônica, mostra de biociências e muito mais. 

A Secitec ocorre no Câmpus Itumbiara desde 2010, e já promoveu diversas palestras, oficinas, minicursos, apresentações artísticas e culturais. Este ano, uma novidade é a Gincana Resíduos Sólidos do Bem – promovida pelos membros da ONG Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Itumbiara. Essa iniciativa começou dia 19/09 e será finalizada dia 27/10 com premiação dos ganhadores e mesa redonda sobre Sustentabilidade.

 

Sobre a Secitec

A organização da Secitec é de responsabilidade da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do IFG Câmpus Itumbiara, com o apoio dos núcleos de pesquisa em atividade: Núcleo de Pesquisas em Sistemas de Energia (NuPSE), Núcleo de Pesquisas e Inovação Tecnológica em Fontes Renováveis de Energia (NUPSOL), Núcleo de Pesquisas em Química (NuPEQUI), Núcleo de Pesquisa e Extensão Tecnológica Baseado em Cultura Maker (NuPEMaker), além do Programa de Educação Tutorial (PET) Química: Educação, Ambiente e Sociedade. E ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

* O tema central da Secitec 2023 (Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável) é o mesmo escolhido para a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC). O tema escolhido faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e reconhece a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).


Trabalhos premiados na Fecin são expostos na Secitec 

Alunos e professores que participaram da Feira Integrada de Ciências do IFG (Fecin) na semana passada, expuseram hoje, 25, na Secitec do Câmpus Itumbiara, seus trabalhos científicos durante a 2ª Mostra de Ciências do IFG. A mostra ocorreu no hall de entrada, no período da manhã.

Quanto à 1ª Fecin, ela foi realizada no espaço Hub Goiás, em Goiânia, no dia 20 de outubro e premiou os trabalhos que mais se destacaram, entre os cerca de 120 expostos. Entre os premiados, três trabalhos do Câmpus Itumbiara se destacaram:

Categoria Meninas na Ciência - 3º lugar para “Produção artesanal de bebidas fermentadas tipo kombucha saborizadas com frutos do Cerrado (Itumbiara)” - orientado pela profa. Dayana Figueiredo e Aline Vieira Delfino, com a participação de Sheila Silva Ferreira.

Categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias - 4º lugar para “Composteira na escola: proposta sustentável para destinação dos resíduos gerados” - orientado Tatiana Aparecida, Cleisla Pereira e Felipe Santos, com participação de Eduarda Gonçalves, Henry Gabriel Dietzmann e Igor Teodoro.

Categoria Meninas na Ciência - 4º lugar para “ A química dos produtos de limpeza: perigos x utilidades” - orientado por Katiúscia Daiane Ferreira e Dayana Figueiredo, com participação de Bruna Bandeira, Isabella Almeida e Júlia Duarte.

Na opinião da profa. Dayane Figueiredo, a premiação na Fecin “foi uma vitória para nós, se pensarmos que entre mais de 100 projetos, três deles ficaram com ótimas notas, a ponto de serem destacados no evento. Para a gente é uma alegria imensa e satisfação. Isso nos faz ver também, que estamos no caminho certo na produção de projetos científicos para o Ensino Médio”.


Sobre a Fecin

Com o tema “IFG+CIÊNCIA: Inovação e tecnologias na transformação e inclusão social”, a Feira apresentou ao público trabalhos científicos de estudantes das escolas públicas ou conveniadas do Estado e do próprio IFG. Foram selecionados para exposição trabalhos desenvolvidos no IFG e em 26 escolas públicas das redes municipal ou estadual de educação, de 14 municípios diferentes.

Na ocasião, o evento foi tomado por estudantes do ensino fundamental e do ensino médio que, além de terem contato com a ciência, também puderam participar de atividades culturais e de entretenimento.

____________________________

Serviço: 

Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFG Câmpus Itumbiara (SECITEC 2023)
Local: IFG Câmpus Itumbiara
Data: de 24 a 27 de outubro
Entrada gratuita

 

INSCRIÇÃO: Os participantes receberão certificado. Clique aqui para realizar sua inscrição gratuitamente: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/4a29504d-a288-4689-86fb-8fd3cd0aa19d/inscricao

SITE: Acesse o site geral do evento: https://eventos.ifg.edu.br/secitecitumbiara/ 

PROGRAMAÇÃO: Confira a programação da Secitec 2023: https://eventos.ifg.edu.br/secitecitumbiara/programacao-2023/ 

 

O gerente da Gepex, prof. Luis Gustavo (2º a partir da esquerda) junto aos integrantes da dupla Fabrício e Vinícius
O gerente da Gepex, prof. Luis Gustavo (2º a partir da esquerda), junto aos integrantes da dupla Fabrício e Vinícius

 

Trabalhos premiados na Fecin foram expostos na Secitec
Trabalhos premiados na Fecin foram expostos na Secitec





Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página