Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Secitec é encerrada após 04 dias de evento e 36 atividades realizadas
Início do conteúdo da página
Secitec 2023

Secitec é encerrada após 04 dias de evento e 36 atividades realizadas

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 14h20 | Última atualização em Quarta, 24 de Janeiro de 2024, 11h22

A novidade este ano será a realização de um e-book que reunirá os 16 melhores trabalhos apresentados no evento

Grupo PET Química durante atividade itinerante em Cachoeira Dourada
Grupo PET Química durante atividade itinerante em Cachoeira Dourada

 

Após 04 dias  foi encerrada na sexta-feira, 27 de outubro, mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Secitec 2023) do IFG Câmpus Itumbiara. Neste ano, foram 485 pessoas inscritas e 36 atividades propostas, sendo: 11 minicursos, 10 oficinas, 01 apresentação artística, 01 apresentação musical, 02 palestras, 01 Mostra de Biociências, 01 Exposição de Ciências, 01 roda de conversa, 01 mesa redonda, 01 gincana, 02 sessão de pôster, 01 sessão de comunicação oral e 02 itinerantes. 

O presidente da Comissão Científica da Secitec 2023, prof. Ghunter Paulo Viajante, informou que neste ano 46 trabalhos foram submetidos ao evento e 40 aprovados. Desses, 01 era da Escola Sesi e outro da Faculdade Zarns/Imepac. Ghunter disse ainda que todos os 40 trabalhos irão compor os anais do evento, porém os 16 melhores serão publicados num e-book a ser elaborado pela Comissão Científica. 

Veja algumas fotos da Secitec 2023 na parte de “Destaques” no perfil do Câmpus Itumbiara no Instagram.

 

Os trabalhos mais bem avaliados foram:

Comunicação Oral:
Degradação da Rodamina B: Avaliação do Desempenho de Fotocatalisadores, de autoria de Maria Antônia Martins Santos, Katiúscia Daiane Ferreira e Bárbara Xavier da Costa Fonseca.

Sessão de Pôster: Desenvolvimento de Sistema de IOT de Supervisão e Controle de Inversores Solares para Aplicação em Microrredes, de autoria de Keldson Alves Lopes e Ghunter Paulo Viajante. 



Secitec e Fecin

Alunos e professores que participaram da Feira Integrada de Ciências do IFG (Fecin) expuseram na Secitec seus trabalhos científicos durante a 2ª Mostra de Ciências. Dos nove trabalhos expostos, os três melhores foram:

1º lugar - “ A química dos produtos de limpeza: perigos x utilidades” - orientado por Katiúscia Daiane Ferreira e Dayana Figueiredo, com participação de Bruna Bandeira, Isabella Almeida e Júlia Duarte. Este mesmo trabalho também ficou em 4º lugar na Fecin, na Categoria Meninas na Ciência.

2º lugar - “Produção artesanal de bebidas fermentadas tipo kombucha saborizadas com frutos do Cerrado (Itumbiara)” - orientado pela profa. Dayana Figueiredo e Aline Vieira Delfino, com a participação de Sheila Silva Ferreira. Este mesmo trabalho conquistou o 3º lugar na Fecin, na Categoria Meninas na Ciência. 

3º lugar - “Composteira na escola: proposta sustentável para destinação dos resíduos gerados” - orientado Tatiana Aparecida, Cleisla Pereira e Felipe Santos, com participação de Eduarda Gonçalves, Henry Gabriel Dietzmann e Igor Teodoro. Este também conquistou o 4º lugar na Fecin na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

Na opinião da profa. Dayane Figueiredo, presidente da Comissão da Mostra Científica, a premiação na Fecin e Secitec foi motivo de muito orgulho, satisfação e sensação de vitória. Principalmente na Fecin, que recebeu mais de 100 projetos do IFG e escolas de outros municípios, e o Câmpus Itumbiara se destacou entre os melhores.

 

Gincana

Uma das atividades da Secitec foi a Gincana “Resíduos Sólidos do Bem” da ONG Engenheiros Sem Fronteiras. A gincana arrecadou materiais recicláveis e premiou os maiores participantes. Maria Julia Wakay da Silva arrecadou 82,94 kg e ganhou uma bicicleta, já o sr. Lorival da Cruz Pereira ficou em 2º com 37,22 kg. Daiana da Silva ficou em 3º com 18,03 kg doados e Núbia Barroso em 4º com 7,84 kg.

Quanto à destinação desses materiais arrecadados na gincana, parte será encaminhado ao Hospital do Câncer de Goiânia, outro montante à Estação Reciclar de Itumbiara e o restante ao próprio ESF para que a venda dos lacres de alumínio possa cobrir os encargos relativos ao funcionamento da organização.

Ainda antes da gincana, os organizadores da gincana também promoveram uma mesa redonda com a participação da fundadora e vice-presidente da Estação Reciclar, Sandra Borges e com o economista e consultor de negócios inclusivos, Daniel Caçapava.

 

Momento Schneider

Representantes da empresa francesa Electric Schneider e Sinko Engenharia também participaram da Secitec do IFG Câmpus Itumbiara. Eles ministraram oficina e palestras para os estudantes das engenharias e cursos técnicos, e entre os temas abordados trataram sobre eletricidade 4.0, sustentabilidade e eficiência energética, gestão de energia, IOT, edifícios inteligentes, automação industrial entre outros.

 

Atividades itinerantes

Em 2023 a Secitec realizou atividades itinerantes no Colégio Estadual Inácio Pinheiro Costa Lemes, na cidade de Cachoeira Dourada, e outra no Colégio Félix de Almeida em Itumbiara. Em Cachoeira Dourada a ação foi conduzida pelo Grupo PET Química, coordenador pela docente Tatiana Aparecida. 

 

Sobre a Secitec:
A organização da Secitec é de responsabilidade da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do IFG Câmpus Itumbiara, com o apoio dos núcleos de pesquisa em atividade: Núcleo de Pesquisas em Sistemas de Energia (NuPSE), Núcleo de Pesquisas e Inovação Tecnológica em Fontes Renováveis de Energia (NUPSOL), Núcleo de Pesquisas em Química (NuPEQUI), Núcleo de Pesquisa e Extensão Tecnológica Baseado em Cultura Maker (NuPEMaker), além do Programa de Educação Tutorial (PET) Química: Educação, Ambiente e Sociedade. E ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

 

O tema do evento deste ano foi “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. 

Mostra de Biociências no Laboratório de Processos Industriais
Mostra de Biociências no Laboratório de Processos Industriais

 

Grupo premiado em 1º lugar na Mostra de Ciências
Grupo premiado em 1º lugar na Mostra de Ciências

 

Keldson e Ghunter escreveram o melhor trabalho da sessão de pôsteres
Keldson e Ghunter escreveram o melhor trabalho da sessão de pôsteres





Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página