Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do Câmpus Uruaçu representa o IFG no Parlamento Juvenil do Mercosul
RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Estudante do Câmpus Uruaçu representa o IFG no Parlamento Juvenil do Mercosul

Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 10h07 | Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2024, 12h08

A etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul ocorreu entre 27 e 30 de outubro em Buenos Aires, Argentina

A estudante Alice Vitória Lino Pires, do curso Técnico Integrado em Química e do projeto Meninas Cientistas do Instituto Federal de Goiás Câmpus Uruaçu, representou a Instituição na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, que ocorreu entre 27 e 30 de outubro em Buenos Aires, Argentina.

O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente. O projeto abre espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Assim, voltados para o tema principal – “O ensino médio que queremos” –, os jovens elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao Mercosul.

A estudante, que retornou ao Brasil semana passada, contou como foi sua experiência: “participar do Parlamento Juvenil do Mercosul foi uma experiência verdadeiramente transformadora. Representar meu país em um ambiente internacional, ao lado de jovens de toda a região, trouxe aprendizado, amizades e perspectivas que moldaram meu entendimento sobre a importância da cooperação regional. O PJM é mais do que uma reunião de jovens de diferentes nações: é uma conquista que nos permitiu discutir questões cruciais, como participação cidadã, gênero, jovens e trabalho, inclusão educativa, direitos humanos e integração regional. A troca de ideias com colegas de culturas diversas ampliou minha visão de mundo e me inspirou a buscar soluções colaborativas para os desafios que enfrentamos. Aprendi que, apesar das diferenças culturais e linguísticas, compartilhamos muitos valores comuns. A busca por um mundo mais justo e sustentável é uma aspiração universal, e essa experiência me mostrou que podemos alcançá-la através do diálogo e da cooperação. Além disso, a amizade que desenvolvi com colegas do PJM transcendeu fronteiras. Participar do PJM me incentivou a continuar me envolvendo em questões de importância global e a acreditar no poder da juventude para criar mudanças positivas. Essa experiência reforçou minha convicção de que, juntos, podemos construir um futuro melhor para todos”.

Para a coordenadora de Relações Internacionais do IFG, Maria Carolina Terra Heberlein, “a participação da estudante Alice Vitória no Parlamento Juvenil do Mercosul, representando o IFG e as demais alunas do projeto Meninas Cientistas, é uma alegria e uma honra para nós! O PJM desempenha um papel fundamental na construção de um Mercosul mais inclusivo e democrático e é um evento de suma importância para a promoção da participação e do engajamento da juventude na construção de políticas e na compreensão das dinâmicas regionais no âmbito do Mercosul. É muito importante que nossos jovens tenham a oportunidade de aprender sobre os desafios e oportunidades da integração regional, e que possam expressar suas opiniões e ideias”.

Já a reitora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon destacou que “a participação dos nossos estudantes no Parlamento Juvenil do Mercosul é muito significativa, pois esse é um espaço muito importante de troca e diálogo sobre questões que têm um impacto direto em suas vidas presentes e futuras, além de incentivar o protagonismo entre os jovens”.