Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Programa “Envelhecer nos Territórios” é lançado oficialmente no IFG

Programa “Envelhecer nos Territórios” é lançado oficialmente no IFG

Publicado: Sexta, 01 de Março de 2024, 16h27 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2024, 11h21

No Centro-Oeste, apenas Itumbiara e Iporá serão polos do programa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e em parceira com os Institutos Federais

Grupo da 3ª idade da, coordenado pela Prefeitura, esteve presente no lançamento do Programa
Grupo "3ª Idade em Movimento", coordenado pela Prefeitura, esteve presente no lançamento do Programa

Foi lançado oficialmente ontem, 29, o programa “Envelhecer nos Territórios: promovendo o direito de envelhecer a todas as pessoas no município de Itumbiara (GO)”. A iniciativa é do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) em parceria com os Institutos Federais e, no Centro-Oeste, apenas Itumbiara e Iporá executarão o Programa.

Em Itumbiara, a coordenadora local do “Envelhecer nos Territórios” será a servidora do Câmpus, Patrícia Arantes. Durante a apresentação do Programa, a coordenadora mencionou a gratidão dela e da equipe de poderem atuar em uma ação de tamanha relevância para a cidade. Já em relação à grandeza do “Envelhecer nos Territórios”, Patrícia destacou que o objetivo é trabalhar para que cada bairro da cidade tenha a cobertura de um agente do Programa e que, ao final, eles atinjam a meta de realizar 4.500 visitas técnicas domiciliares.

O Câmpus Itumbiara formará 30 agentes aptos a identificarem violações de direitos e ainda promoção da proteção de pessoas idosas.

O senhor Kenio Lima, coordenador geral de Políticas de Envelhecimento Ativo e Saudável e Desenho Universal do MDHC, apresentou dados que comprovam que Itumbiara já apresenta um envelhecimento significativo em relação ao tamanho da população local, e que em muitos indicadores sobre envelhecimento, o município está acima dos dados gerais do Brasil e do Centro-Oeste. Ao contrário do Norte, por exemplo, onde as pessoas não têm condições de envelhecer em função de fatores diversos como privação socioeconômica, salientou o coordenador Kenio. O gestor do Ministério dos Direitos Humanos disse ainda que o “Envelhecer nos Territórios” proporcionará um “olhar de dignidade para a vida das pessoas” além de incentivar e promover a autonomia dos indivíduos.

Durante suas considerações, o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do MDHC, Alexandre da Silva, afirmou que uma das propostas do Governo Federal é a de que as políticas públicas alcancem os mais diversos territórios do país. E que por isso, é preciso ressignificar a forma como as pessoas olham para o envelhecimento. “Vocês têm papel importante na sociedade e na família de vocês. Vocês nos mostram qual é o caminho para envelhecer” e envelhecer é um privilégio, ressaltou Alexandre.

Conheça o Programa

“O programa ‘Envelhecer nos Territórios - Promovendo o direito de envelhecer a todas as pessoas’ vai avaliar o nível de garantia de direitos das pessoas idosas em todo o país. Outro destaque do programa será o incentivo à criação de órgãos responsáveis pela gestão das Políticas de Direitos Humanos voltadas à pessoa idosa em estados e municípios. A iniciativa também terá como foco a formação de agentes de direitos humanos no território por meio de uma parceria firmada entre o MDHC e os institutos federais de educação.

Os agentes serão inicialmente capacitados e vão consolidar sua formação atuando nos territórios durante o período de um ano, identificando violações de direitos humanos contra as pessoas idosas. De modo intersetorial, eles também farão reuniões com a gestão municipal e o conselho de direitos em parceria com outros órgãos para minimizar essas violências.”

Presenças e apresentações

Além dos representantes do MDHC, secretário Alexandre e do coordenador Kenio, ainda compuseram a mesa diretiva do evento a reitora do IFG, Oneida Cristina Gomes; a promotora de Justiça de Itumbiara, Mônica Fachinelli, o pró-reitor de extensão do IFG, Wilian Batista; o diretor-geral do IFG Câmpus Itumbiara, Marcos Antônio Arantes e a presidente da Fundação de Solidariedade de Itumbiara (Funsol), Ana Carolina Palhares.

Além de gestores ligados a órgãos e entidades de Itumbiara, também estavam na plateia da solenidade os vereadores José Orestes e policial Rolissandro, a presidente do Conselho Municipal de Idosos, Edimeia Augusta Fernandes e integrantes do grupo “3ª Idade em Movimento”, coordenado pela profa. Graziela Santiago.

As apresentações artísticas do evento ficaram por conta da professora Daniela Oliveira com a servidora municipal Jaira Garcia e o cantor e compositor Alan Guerra, e ainda com participação das estudantes do Câmpus, Bruna Leal, Isabela Almeida e Júlia Duarte.

Saiba mais sobre o programa “Envelhecer nos Territórios”: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/setembro/mdhc-lanca-o-programa-envelhecer-nos-territorios-para-promover-o-direito-de-envelhecer-a-todas-as-pessoas

Equipe local do Câmpus Itumbiara e que irá atuar no Programa

Setor de Comunicação Social e Eventos - com informações da Assessoria de Comunicação Social do MDHC.