Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Semana de Licenciatura será realizada entre 8 e 11 de novembro
Início do conteúdo da página
SEMLIC

Semana de Licenciatura será realizada entre 8 e 11 de novembro

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 11h23 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 11h31
imagem sem descrição.

O Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizará entre os dias 8 e 11 de novembro a XIX Semana de Licenciatura e o X Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM). Em 2023, o evento traz como tema "Novo Ensino Médio? Desafios Políticos, Econômicos e Sociais para a Educação. A Semlic contará com palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos. As inscrições para ouvintes podem ser realizadas até o dia 8 de novembro, no site da Semana. 

As inscrições podem ser realizadas na página eletrônica do evento, onde também pode ser acessada a programação completa. A professora doutora Nora Rut Krawczyk, da Unicamp, irá proferir a palestra de abertura intitulada "O novo modelo educativo do Ensino Médio e a ampliação das desigualdades sociais, econômicas e culturais do país. Já no dia 9 de novembro, a professora doutora Miriam Fábia Alves, da UFG, falará sobre "Políticas educacionais e o novo Ensino Médio". Na sexta-feira, 10 de novembro, a roda de conversa "Novo Ensino Médio e seus impactos no ensino médio técnico e tecnológico da Rede Federal de ensino" reunirá as profesosras doutoras Karla Ferreira Dias Cassiano e Lorenna Silva Oliviera Costa, ambas do IFG. 

No sábado, 11 de novembro, ocorrerão os minicursos e oficinas. Estes minicursos e oficinas serão oferecidos por discentes e docentes do PPGECM e a lista dos mesmos pode ser acessada aqui.  A Semlic trará programação cultural. Na abertura do evento, o bailarino e coreógrafo Jerson Lines apresentará os espetáculos "A Cura" e "Instinto". J´[a na sexta-feira, 10 de novembro, haverá converto de Voz e Piano, pelo músico Filipe Cardoso. 

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) a fim de mudar a estrutura do ensino médio, ampliando a carga horária e definindo uma nova organização curricular. A oferta dos chamados itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional são postos como recurso para aproximar as escolas à realidade dos estudantes.A implantação da lei do “Novo Ensino Médio” teve início efetivo no ano de 2022 e desponta em 2023 como temática urgente para os debates das áreas de ensino e educação. Muito se tem discutido o papel desse novo modelo educativo para a ampliação das desigualdades sociais, econômicas e culturais do país.

 

Doze minicursos e oficinas serão oferecidos durante o evento. 

 

 

HISTÓRICO

A Semana de Licenciatura (Semlic), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Câmpus Jataí, inicia sua história no ano de 2004, pouco tempo após o início das atividades do curso de Licenciatura em Física, que começa em 2001. Com o objetivo de debater temáticas educacionais relevantes e atuais que impactam a educação básica e o ensino superior, sobretudo no que tange a formação de professores da área, a Semlic se tornou, ao longo dos anos, locus de importantes discussões, encontros e difusão do conhecimento. Em 2012 o Câmpus Jataí do IFG inicia as atividades do curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática e, logo depois, em 2013, realiza, concomitantemente a SEMLIC, o I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática. Desde então os dois eventos caminham juntos, agregando pessoas, difundindo conhecimentos e promovendo importantes debates no âmbito da educação e do ensino de ciências e matemática em todos os níveis de ensino.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí

 

 

Fim do conteúdo da página