Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Semana de Planejamento termina nesta sexta-feira
PLANEJAMENTO

Semana de Planejamento termina nesta sexta-feira

Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 17h49 | Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 17h49

Amanhã, sexta-feira 9 de fevereiro se encerra a Semana de Planejamento Acadêmico 2024/1 do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG). Diversas atividades foram desenvolvidas pelo conjunto dos servidores docentes e técnico-administrativos da instituição, debatendo temas como as diretrizes curriculares do ensino médio integrado em tempo integral, violência, bullying, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal, além de homenagem aos aposentados.

O evento foi aberto na segunda-feira, com a participação da Reitora do IFG, professora Oneida Gomes Irigon, além dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação Lorena Pereira de Souza Rosa; de Administração, Diego Silva Xavier; de Extensão, William Batista dos Santos e de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Sandra Abadia Ferreira. A professora Oneida destacou o quão importante é participar do planejamento acadêmico, pois este é a ponta de lança na atuação do Instituto Federal, em seus objetivos de oferecer educação gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.

A retomada das discussões dos  documentos institucionais, paralisada com a pandemia da covid 2019, as ações político institucional realizadas pela reitoria ao longo de 2022 e 2023, além das perspectivas para o futuro da instituição tematizaram a fala da reitora do IFG. Já o pró-reitor de Administração, Diego Xavier Silva, destacou o planejamento e execução orçamentária e financeira do Instituto. O reitor de extensão, William Batista dos Santos, relembrou o trabalho em conjunto com a pró-reitoria de ensino para a curricularização da extensão, que deve ser implementada em todos os cursos superiores do IFG.

Já a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Sandra Abadia Ferreira, explicou detalhes da força de trabalho do IFG, bem como as formas necessárias para a recomposição desta força a partir da aposentadoria de servidores e do banco de equivalência docente. Por fim, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Lorena Pereira de Souza Rosa, falou sobre a atuação do IFG no âmbito da PROPPG, bem como do CITELab e do Polo de Inovação.

Na terça-feira, foi a vez da direção-geral e da gerência de administração falarem sobre as perspectivas administrativas e financeiras do câmpus Jataí. Além disso, foi apresentado publicamente o regulamento do sistema de videomonitoramento do Câmpus Jataí. O diretor-geral do Câmpus Jataí, Ruberley Rodrigues de Souza, explicou as articulações que tem realizado para a construção dos equipamentos necessários para a migração total das atividades do IFG - Câmpus Jataí para a Unidade Flamboyant, como o Bloco da Pesquisa e Pós-graduação, o ginásio de esportes e o auditório.

Na quarta-feira, a Gepex e o Departamento de Áreas Acadêmicas, nas pessoas do Gerente, professor Gustavo de Assis; e do Chefe de Departmanto, fabricio Vieira Campos, apresentaram as questões relacionadas a estes setores. Também na quarta, o gestor do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Siass/IFG-IFGoiano Mário Raimundo dos Santos Neto apresentou detalhes sobre a atuação do subsistema, as formas como os servidores devem fazer o cadastramento dos atestados de saúde no módulo SIGEPE, assim como explicações sobre as juntas médicas periciais.

A quinta-feira trouxe para o debate a violência escolar, com a palestra proferida pelo psicólogo Matheus Rodrigues da Silva. Matheus falou sobre os principais conceitos relacionados à violência nos ambientes escolares, a diferenciação entre bullying e preconceito, entre outros elementos para a atuação de docentes e do corpo pedagógico da instituição. Na segunda parte da manhã, a comissão local de atualização dos PPCs dos cursos técnicos integrados em tempo integral apresentou o histórico da discussão, bem como os próximos passos da elaboração dos novos projetos políticos pedagógicos no IFG.

Por fim, amanhã, o planejamento acadêmico 2024/1 será encerrado com apresentação da comissão local de permanência e êxito do Câmpus Jataí e palestra sobre Informática na Educação.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí