Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Jataí recebe formação em Tecnologias Educacionais com ênfase na deficiência visual
INCLUSÃO

Publicado: Quinta, 14 de Março de 2024, 10h55 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2024, 10h14

O Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebe nesta semana o curso de Tecnologias Educacionais com ênfase na Deficiência Visual. O curso é coordenado pela professora Bianca della Libera da Silva e ministrado pela mesma e pela também professora Vanessa França, ambas do Instituto Benjamin Constant (IBC). A formação é uma atividade provocada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e visa fortalecer a atuação institucional do IFG no atendimento aos estudantes com demandas educacionais específicas. o curso começou na segunda, 11 e segue até sexta-feira, 14.

O  programa presencial visa instrumentalizar docentes para o uso eficaz de recursos tecnológicos em sala de aula, capacitando-os a atender às necessidades específicas desse público. Com uma carga horária total de 30 horas, É importante ressaltar que o foco do curso não é ensinar os usuários finais a utilizarem os programas, mas sim capacitar os professores para que possam instruir seus alunos de forma eficaz. Portanto, espera-se que os docentes já sejam proficientes no uso de recursos de Tecnologia Assistiva, como Dosvox, leitores de tela, lupas, entre outros. Além disso, o curso abordará alguns programas não acessíveis, como Braille Fácil e Monet, para ampliar o repertório dos participantes.

A ementa do curso abrange uma variedade de tópicos essenciais para a inclusão digital de pessoas com deficiência visual, incluindo acessibilidade no sistema operacional Windows, o uso do sistema Dosvox, leitores de tela, aplicativos para dispositivos móveis com sistema Android, recursos para baixa visão e confecção de documentos de texto acessíveis.

IBC

O IBC é referência nacional na educação e capacitação profissional de pessoas cegas, com baixa visão, surdocegas ou com outras deficiências associadas à deficiência visual. Como centro de referência nesta área, a instituição capacita profissionais e assessora instituições públicas e privadas no atendimento às necessidades desse público, além de reabilitar pessoas que perderam ou estão em processo de perda da visão.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí