Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Luziânia realiza encerramento do projeto de pesquisa realizado em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro
pesquisa

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 13h08 | Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2023, 10h15

Projeto buscou a automatização e análise cruzada de dados internos e externos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Foi realizada nesta quinta-feira, 9 de março, a cerimônia de encerramento do Termo de Execução Descentralizada (TED 04/2021), celebrado entre o Instituto Federal de Goiás (IFG) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA.). Estiveram presentes representantes dos Institutos Federais de Goiás, Mato Grosso, IFGoiano, SFB e pesquisadores integrantes do projeto de todo o país.

Iniciado em dezembro de 2021, o projeto de pesquisa teve como meta a realização de ações visando a automatização de processos, a promoção e o fornecimento de ferramentas digitais, estruturação e alimentação de bases de dados voltados para a temática florestas naturais e plantadas para o Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF), para subsidiar a tomada de decisão e norteamento estratégico do SFB/MAPA.

No desenvolvimento do projeto, foram feitos produtos como mapeamento dos processos de atualização dos temas trabalhados na pesquisa; treinamento das equipes do MAPA para nivelamento de conhecimento das ferramentas e plataformas desenvolvidas; repositório ou site com tabelas de referências elaboradas pelo SFB; painéis integradores de informações para visualização e emissão de relatórios ad hoc dos dados, entre outros.

Entre as ações realizadas, destaca-se o DataSnif, que é um Portal para o gerenciamento de parâmetros utilizados pelo Portal SNIF na automação de publicações; e a submissão de oito produções acadêmicas.

Para o diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo Reis, um ponto importante no projeto foi a capacidade de trabalho em rede. “Falamos e buscamos tanto a capacidade de trabalho em rede e alcançamos com êxito. Temos professores, servidores, pesquisadores e alunos do IFG, do Câmpus Luziânia, do IFMT e do IFGoiano”, afirmou.

Estiveram presentes na cerimônia de encerramento o diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo de Lima Reis Júnior; o coordenador-geral de Inventário e Informações Florestais do SFB, Humberto Navarro Mesquita Júnior; a fiscal do projeto e integrante da coordenação-geral de Inventário e Informações Florestais do SFB, Ana Laura Cerqueira Trindade; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal Goiano, Alan Carlos da Costa; o coordenador-geral do projeto de pesquisa e docente do Câmpus Valparaíso do IFG, professor Geraldo Andrade de Oliveira; o coordenador de pesquisa do projeto e docente do Câmpus Rio Verde do IFGoiano, professor Leandro Rodrigues da Silva Souza; o chefe de Departamento do Câmpus Barra do Garças do IFMT, Gleiner Rogerys Marques de Queiroz; e o presidente da Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis, Pedro Luiz da Costa Oliveira.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.