Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Em sua 10ª edição no Câmpus Luziânia, Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre traz inovação para os participantes
flisol

Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 10h04 | Última atualização em Sexta, 05 de Maio de 2023, 10h05

O evento é realizado simultaneamente em vários países da América Latina

2023 marca a 10ª edição do Flisol no Câmpus Luziânia

O ano de 2023 marca 10 anos do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (Flisol) no IFG – Câmpus Luziânia. Esta edição contou com inovações como palestras online com renomados profissionais da área de Tecnologia da Informação e do Software Livre. As palestras foram transmitidas ao vivo para os presentes no evento e também no canal do YouTube do IFG campus Luziânia.

Além destas, as palestras “Comunicação assíncrona e open source usando o Kafka”, “Implantação de projetos em BIM com FreeCAD”, “Aprendendo a implementar testes eficientes com JUnit e Selenium”, “Desenhando figuras 3D com Python” e “LateX/TikZ” apresentaram um novo enfoque sobre o uso do software livre aos participantes.

Para o organizador do Flisol no câmpus, professor Wendell Bento Geraldes, “ o evento se consolidou no calendário acadêmico do câmpus como uma atividade de extensão popular e bastante conhecida entre os estudantes. Alguns dos participantes das primeiras edições do FLISOL, hoje voltam ao IFG para compartilhar seus conhecimentos sobre o Software Livre”, disse.

Perguntado sobre as contribuições na vida acadêmica dos estudantes, o professor Wendell reforçou que o Flisol proporciona aos alunos a possibilidade de absorver conhecimentos que talvez não encontrem nas ementas das disciplinas dos cursos regulares. “A comunidade externa vem ao Câmpus Luziânia participar do evento e nele também conhece o Instituto Federal de Goiás, sua estrutura física, seus professores e estudantes”, concluiu em relação à participação das pessoas da comunidade.

Flisol

O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (Flisol) é o maior evento da América Latina de divulgação de Software Livre. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4o. sábado de abril de cada ano.

Seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.

Para alcançar estes objetivos, diversas comunidades locais de Software Livre (em cada país/cidade/localidade), organizam simultaneamente eventos em que se instala, de maneira gratuita e totalmente legal, Software Livre nos computadores dos participantes. Além disso, acontecem também palestras, apresentações e workshops, sobre temas locais, nacionais e latino-americanos sobre Software Livre, em toda a sua expressão: artística, acadêmica, empresarial e social.

Veja as fotos do evento aqui.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.